TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Dissertação Não é Bicho Papão

Por:   •  6/8/2015  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

PESSOA, Simone. Dissertação não é bicho papão: desmitificando monografias, teses e escritos acadêmicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

Resenhado por Antônio Rui Sampaio e Simone Gomes1

        

        Dissertação não é bicho papão é um livro desenvolvido através de uma experiência vivida pela autora com o objetivo de desmistificar os medos e conceitos sobre os trabalhos acadêmicos. Com uma linguagem clara e simples a autora aborda em cada capitulo uma parte da sua “aventura” pela dissertação”.

        Encontramos nas primeiras paginas a problemática pela qual varias pessoas passam ao enfrentar ou desistir da dissertação. Logo neste inicio de obra encontramos a opinião da autora ao tentar repassar para o leitor que dissertar é uma arte de “produzir ideias que possam ser uteis a alguém” e além de tudo uma ação transcendente na qual podemos organizar e expor nossas ideias e conhecimentos, um campo vasto e insaciável de aprendizagem.

        O tempo é uma questão abordada como um dos pontos iniciais do livro. O so que dele se faz é de grande relevância e importância na construção do seu próprio texto e por essa questão Simone Pessoa dedica-se a mostrar como devemos  nos “desviar” das distrações cotidianas para aproveitarmos mais o pouco tempo que dispomos em favor da nossa produção textual já que geralmente a vida do estudante de nível superior é dividido entre , trabalho, estudo e diversão, mas as dicas também valem para qualquer tipo de estudante.

[pic 1]

1 – Estudantes do quarto semestre do curso de LETRAS  trabalho para obtenção de nota na disciplina Laboratório de Leitura e Produção Textual dirigido pelo professor Edmar na Universidade Regional do Cariri (URCA)

A autora dá ênfase à escolha do tema como ponto inicial para a dissertação. O ponto de partida para se iniciar o trabalho de dissertação é sem duvida a escolha do tema e a partir dele a problemática para o desenvolvimento, tudo isso estar contido no livro “Dissertação não é bicho papão”, este é uma parte do trabalho em que se tem mais duvidas, justamente por ser à base da dissertação, a autora chama este fenômeno de “síndrome da criança indecisa na loja de brinquedos”. Dicas valiosas são dadas para este “ponto inicial”, pois depois dele vêm os tijolos de sustentação da sua própria obra.

Ao longo do livro vamos nos deparando com os bastidores da produção dissertativa. Pesquisas em sites, referencias bibliográficas, leituras dos livros selecionados para extrair ideias adicionais e enriquecimento ao texto e sem esquecer da organização de seus dados coletados.

Retomando ao preparo da dissertação mais tijolos são colocados ao se tratar do assunto de uma das partes considerada por muitos como a mais difícil de construir seu trabalho acadêmico. A metodologia é colocada como o “caminho das pedras” onde vamos relatar onde, como quando e o preparo do nosso trabalho, em relação a isto a obra de Simone Pessoa não deixa a desejar, ela escreve de forma simples dicas de como enfrentar este caminho.

Dissertação não é bicho papão ainda conta com a colaboração de três doutoras: Ana Augusta, Elaine Tereza e Vera Maria. Essas três doutoras comporão a banca examinadora do mestrado de Simone Pessoa e falam com seus olhares críticos e experientes sobre temas já abordados pela autora como: o tempo, a escolha do tema, a orientação, estrutura da dissertação, etc. para o leitor é uma forma de recapitular tudo o que foi dito nos capítulos anteriores que se seguiram até a conclusão do livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com