TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Brincar No Cotidiano Do Cdc

Trabalho Escolar: Resenha Brincar No Cotidiano Do Cdc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

CURSO MÚLTIPLAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

DISCIPLINA INFÂNCIA E CULTURA:Brincadeira e Linguagem

PROFESSOR TÚLIO CAMPOS

ALUNA JOELI FERREIRA LAGES SILVA

O texto “brincar no cotidiano do Centro de Desenvolvimento da criança-UFMG, nos mostra através dos relatos das professoras nele expostos, como as brincadeiras estão “entranhadas” neste espaço e ambiente de forma privilegiada de expressão numa linguagem prazerosa , experimentadas e vivenciadas por todos: crianças, professores, funcionários, pais e comunidade escolar, como um todo; como um grande elo de cumplicidade e afinidades.

Percebe-se no CDC, que a brincadeira faz parte da prática pedagógica em todos os relatos mencionados. Há uma prática que se nota a mediação do professor em proporcionar as interações entre as crianças, os espaços, os objetos, de forma a enriquecer as experiências vivenciadas pelas crianças.

Há uma lógica entre as concepções, que o CDC acredita sobre o brincar, seus sujeitos, sobre os espaços, os tempos e as atividades desenvolvidas. Ali não se fala ou se escreve algo e faz-se outra coisa na realidade ou no dia-a-dia. Ali se acredita no brincar e em quem brinca. O brincar realmente é oferecido e instigado às crianças para que as mesmas se expressem e consequentemente explorem e conheçam o mundo de uma forma privilegiada: brincando.

No CDC, ressalta-se os espaços que oportunizam o exercício da imaginação, da fantasia, da criatividade, seja nos espaços da escola ou simplesmente dentro da sala. Desde simples escorregadores, parques que viram circo, praia, cordas que viram pontes, areia que vira castelo, até mesmo colchões que viram cabanas, crianças que viram fadas, piratas, bichos, médicos, pai, mãe, filho, etc, tudo vira brinquedo ou brincadeira, tudo se transforma em possibilidades junto com as crianças.

É claro não se pode deixar de ressaltar a mediação e intervenção do professor também para ousar, observar, planejar, criar, interagir em diferentes situações sociais com suas crianças, seja berçário, maternal ou outros períodos.

Permitindo, também que a brincadeira aconteça efetivamente, possibilitando às crianças, a exploração da imaginação em consonância com a realidade, a ser modificada e transformada de maneira criativa e prazerosa.

Enfim , há que se ressaltar as próprias vivências das professoras em sua infância que as faz refletir e mudar a realidade atual e resgatar a cultura dos brinquedos e brincadeiras, possibilitando às crianças interações e vivências, apropriando-se do passado, do presente com inferências para uma nova cultura e novos aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com