TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cidade de Deus

Tese: Resenha Cidade de Deus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Tese  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A análise e a visão pedagógica entre dois filmes : ‘’ Cidade de Deus ‘’ e ‘’ A fuga das Galinhas ‘’.

Nesse trabalho vamos trabalhar sobre uma visão pedagógica sobre dois filmes, porém eles estão ligados, cada um com seus pontos específicos.Esse assunto é de muita importância para o desenvolvimento em sala de aula . No desenvolvimento vamos entender como podemos usar os filmes para melhor trabalhar com certos assuntos de uma forma descontraída porém interessante.

Busquei tratar essa análise de forma simples,porém objetiva,buscando destacar os pontos positivos e negativos,as lições que podemos tirar e como podemos usar esses temas em sala de aula .

‘’ Cidade de Deus ‘’

O filme começa mostrando galinhas sendo preparadas para o almoço. Uma delas escapa e é perseguida por bandidos armados. A galinha para entre os bandidos e um jovem chamado Buscapé, que acredita que a gangue quer matá-lo. O filme volta 10 anos no tempo, onde Buscapé conta como ele foi parar naquela situação. Esse fato mexeu muito com o meu emocional pois ver uma criança lembrando das tragédias do passado e vendo essa realidade no seu presente é triste.

O filme termina com a Caixa Baixa andando pela Cidade de Deus, fazendo uma lista de traficantes que eles pretendem matar para tomar o império das drogas. Eles falam que o Comando Vermelho está chegando. Nesse momento fiquei sem reação, pois eu vi na ficção o que está acontecendo agora em todo momento, crianças tomando conta do trafico e são muitas vezes considerados bandidos de alto perigo, crianças armadas, sem educação, sem medo e afirmando que a maior ficção do rio de janeiro estava chegando.

Muitos são os valores que podem ser destacados nesse filme,ou a falta de valores esse filme se passa em uma favela logo no seu inicio mostra pessoas simples muitas delas são pessoas honestas e trabalhadoras mais que perdem seus filhos para o crime muito cedo.U m valor a ser destacado é o exemplo,Temos que dar um bom exemplo se queremos uma geração diferente, no filme os irmãos mais velhos mesmo dizendo para os mais novos que é errado fazer isso ou aquilo,eles influenciam os menores a cometer os delitos, pois tudo que eles queriam era ser igual aos irmãos mais velhos.

Outro valor que pra mim é fundamental é a oportunidade,pode parecer estranho a palavra oportunidade,mais para jovens negros,podres que moram em favela que na família existe um histórico de criminosos a oportunidade é o maior bem que um jovem pode ter.

Muitas lições eu absorvi deste filme. Para mim como uma futura pedagoga, o que eu vou levar com lições é não quer preconceito de forma alguma é trabalhar com crianças que moram em morros que eles podem e serão menores que seus pais,que morar em favela não é sinal que o aluno vai ser bandido .

A educação sempre for e será o autor,de cada história de cada aluno,esse filme mostra uma triste realidade sobre a educação,uma educação que não é igualitária e que crianças pobres não tem oportunidade tudo isso foi destacado com o olhar cinematográfico.

A Fuga Das Galinhas

Este filme é animado, porém para todas as faixas etárias, mais duas cenas em especial me chamaram atenção na primeira é quando um grupo de galinhas desesperadas que vivem em uma granja, onde as galinhas botam ovos todos os dias e quando não podem mais botar, são mortas. Elas sempre tentam fugir, mas têm medo de serem pegas, e assim elas continuam planejando novas fugas, onde todos precisam fugir para que não tenha o mesmo fim de suas amigas (mortas).

Ginger um de suas companheiras está sempre tentando convencê-las de que o mundo lá fora é maravilhoso, onde todas podem viver livres, longe de cercas.

Depois chega um galo voador que as enchem a ainda mais de esperança, dizendo que mora na terra da liberdade, onde na verdade ele mora no circo. Elas tentam aprender a voar com ele, mas de nada adianta. Porém após muitas e muitas tentativas e planos, as galinhas fazem um avião e conseguem fugir da tão constrangedora granja e assim realizam o tão esperado sonho de conhecer os paraíso das galinhas.

Esse filme inteiro é cheio de valores, que podemos e devemos usar sempre quero aqui destacar dois.O primeiro é a amizade em todo o momento as galinhas estavam juntas,nem sempre pensam igual,ou queriam as mesmas coisas porém trabalhavam juntas.O segundo valor é a determinação desde de o inicio do filme elas estavam determinadas. Quanto as lições podemos perceber, até dos maus exemplos podemos tirar boas lições. Neste caso, a participação do galo Rocky foi interessante, pois ele não dispunha de métodos eficazes de ensino, não tinha a mínima idéia de onde tudo aquilo iria dar, mas conseguiu, com seu jeito alegre e motivador, que todas tivessem ânimo de aprender e de tentar algo que era impossível para elas.e animadas a sair da granja a buscar a tão sonhada liberdade.

Como em uma sala de aula, acredito não ser possível educar sem que os alunos se sintam desejosos por aprender. Se acreditarem que irão para um local em que só receberão ordens e serão cobrados pelo que não sabem, não terão a mínima intenção de prosseguir. Momentos de distração também são necessários e fica muito mais fácil o aprendizado. É mais fácil conquistar alguém pelo respeito do que pela imposição da força.

Conclusão

Estes filmes deixam mensagens maravilhosas para todas as idades, pois ele retratam parte do cotidiano humano;No filme cidade de Deus nos deparamos com uma triste realidade e pessoas humildes vivendo em uma favela do Rio de Janeiro.Aonde a criminalidade era comandada por jovens e crianças.E quando um deles tentava sair dessa vida era descriminado pela sociedade.

Esse filme pode ser usado de forma a mostra para os alunos a realidade de quem se envolve no crime e como a sociedade e preconceituosa.A educação é essencial para a mudança dessas pessoas que moram em lugares menos favorecidos e também com uma educação igualitária poderíamos mudar a mente de uma classe que se acha superior.

No caso das galinhas, lideradas pela franga Ginger passam a vida planejando maneiras de fugir para alcançar a liberdade tão sonhada por elas, trazendo para nosso contexto temos a necessidade de planejamento, estabelecimento de objetivos e metas para alcançar o que queremos, se não tivermos objetivos e metas a cumprir, não alcançamos o desejado. Quando por várias vezes algumas galinhas tentaram escapar sozinhas não conseguiram daí a necessidade de trabalho em equipe pois tentando sozinhas o esforço foi em vão.

Enfim a luta pela liberdade, a engenhosidade daqueles que estão envolvidos, o espírito de equipe que une todos os participantes desse filme, criatividade, divisão de tarefas, organização, medo da mudança é realmente um exemplo de vida tanto pessoal quanto profissional e cabe a cada um de nós refletirmos e inserirmos esse exemplo de luta e vida. 

Referências

Cidade de Deus

Título Original: Cidade de Deus

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 135 minutos

Ano de Lançamento (Brasil): 2002

Site Oficial: www.cidadededeus.com.br

Hot Site: www.adorocinemabrasileiro.com.br

Estúdio: Videofilmes / O2 Filmes

Distribuição: Lumière / Miramax Films

Direção: Fernando Meirelles

Roteiro: Bráulio Mantovani, baseado em romance de Paulo Lins

Produção: Walter Salles

Música: Antônio Pinto e Ed Côrtes

Fotografia: César Charlone

Direção de Arte: Tulé Peake

Edição: Daniel Rezende

A Fuga da Galinha

Título Original: Chicken Run

Gênero: Animação

Tempo de Duração:

Ano de Lançamento (EUA): 2000

Site Oficial: www.chickenrun.co.uk

Direção: Peter Lord e Nick Park

Roteiro: Karey Kirkpatrick, Peter Lord e Nick Park

Elenco (Vozes): Mel Gibson (Rocky); Julia Sawalha (Ginger); Miranda Richardson; (Mrs. Tweedy); Tony Haygarth (Mr. Tweedy); Jane Horrocks (Baba); Imelda Staunton; (Bunty); Benjamin Whitrow (Fowler); Lynn Ferguson; Timothy Spall; Phil Daniels.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »