TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Os Deuses Devem estar Loucos

Por:   •  8/3/2019  •  Resenha  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Resenha do filme

Os Deuses Devem Estar Loucos

Trabalho apresentado a disciplina de Língua Portuguesa

  Requisito parcial do componente obrigatório(14h/a)

Sob a orientação Agameton Ramsés

Feito por Maurício Fagner da Silva Nascimento e Michelle Rodrigues da Silva.

RONDONÓPOLIS

2018

        O filme se passa nas paisagens Africanas, dando destaque aos Bosquímanos do Kalahari, povos que naquela década eram considerados “primitivos” e também fazendo comédia de povos “civilizados”, como uma linda e inteligente professora. A  história começa quando uma garrafa de vidro é lançada de um pequeno o avião, na aldeia dos  Bosquímanos, com eles não acostumados como “mundo moderno” acharam primeiramente que o objeto se tratava de um  presente dos  deuses, mas a partir do momento que a  pequena garrafa  começou a se tornar  motivo de  discórdia  entre os membros da aldeia, o líder  da tribo resolve partir em busca do fim  do mundo para devolve-la aos  deuses, pois chegou à conclusão que  era um  mal  enviado  pelos  deuses   e que  somente sendo devolvida pessoalmente o mal seria erradicado.

         Quando ele se encontra   com  a  professora e junto dela e dois homens, sendo um desajeitado e o  outro com pelos no rosto imediatamente pensou que se tratavam de deuses, já que eram tão diferentes, e  quis  imediatamente  entregar aquele objeto mal, mas por sorte ali  havia um  homem que entendia sua língua e pode fazer com  ele seguisse seu caminho. Mais adiante o chefe é preso e quase condenado à morte por matar um cabrito para saciar a fome, mas, ele foi salvo por aquele homem de com barba que conhecia sua tribo, seus costumes e língua e sabia que ele era um homem de bom coração. Com o decorrer do filme aquele chefe tão “primitivo e incompreendido” se torna aliado e peça fundamental para resgatar uma aldeia que estava sendo levada refém, junto com os habitantes que estavam sendo levados com cativos encontrava-se também aquela feia professora e executando com maestria o plano desenvolvido pelo “homem desajeitado” o regate é bem-sucedido.  

 Depois do seu ato heroico, ele enfim acaba sua jornada até o “fim do mundo”, ou o a beira de um penhasco que dava vista para densas nuvens, de onde foi lançada aquele objeto amaldiçoado, novamente para os deuses.  

        O autor de uma maneira cômica, nos mostra o etnocentrismo, vivenciado entre regiões, etnias, cultura se classes sociais diferentes, embora, todos de uma certa forma se estranhasse, o mais etnocêntrico, dali  talvez fosse  aquele chefe, mesmo que sem intenção, pois ele vivia  isolado com seu povo, e não conhecia  outra cultura nem outras raças, muito menos  tinha visto qualquer forma  de  tecnologia  ou objetos industrializados. Por essa razão tudo e todos para ele eram estranhos e outrora engraçado, por meio do filme percebemos claramente que as culturas são totalmente relativas, havendo diferenças em suas construções, crenças e tecnologias empregadas no em seu desenvolvimento, mas com grande semelhança em suas essências, sendo assim concluímos que mesmo tão diferentes, todas as culturas são igualmente importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com