TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cidade De Deus

Exames: Resenha Cidade De Deus. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 5

1.1 Introdução

O filme “Cidade de Deus’’ tem como cenário o comportamento delinquente numa favela com o mesmo nome, cuja caracterização pode ser definida como área degradada de uma determinada cidade, com condições habitacionais precárias e ausência de infra-estruturas. A história retrata dois amigos, um cresce para ser fotógrafo e outro traficante. Baseado no livro de Paulo Lins ,o filme de Fernando Meirelles foi premiado internacionalmente e tornou-se um clássico do cinema brasileiro.

1.2 Análise

Construção do perfil de Buscapé

Buscapé, um jovem que mora na favela e vê o crescimento do tráfico de drogas nas decadas de 60 a 80. Buscapé é protagonista de toda historia e também o narrador, o filme é contado no presente e ao contrario do amigo ele busca coisas boas seus principais interesses é a fotografia.Trabalha entregando jornais e junta alguns trocadose compra sua primeira camera, bem simples.Ele é apaixonado por Angélica mas é um amor não correspondido no qual seu amigo Bené conquista Angélica e tenta sair do crime e viver com ela.

Enquanto isso Buscapé continua sua vida fotografando e estimulados pelos seus amigos e cansado da vida normal ,ele foi assaltar também mas não tinha coragem e na “hora H’’ deixava tudo para traz e não terminava o assalto.

Sua performance chegou ao auge quando Zé Pequeno entregou a ele uma máquina fotográfica e pediu para fotografar ele e sua gangue, “armados até os dentes’’,Zé pequeno gostaria de mostrar seu poder dentro da favela.Buscapé tem um amigo na redação do jornal e pede a ele que revelasse as suas fotos e são deixadas na mesa. Uma jornalista achou as fotos e logo publicou na primeira capa do jornal,repercutiu rapidamente e furioso Buscapé procura saber quem foi e então passou a ter medo de entrar na favela por causa da publicação.Por outro lado a jornalísta levou o para sua casa e então ele teve um pequeno romance com a jornalista e ela pagou para ele fotografar mais vezes pelo fato que eles não tinham condições de entrar na favela.

Portanto Buscapé volta a favela para fotografar em um momento de guerra das gangues de Mané Galinha e Zé Pequeno. Ele consegue fotografar tudo mas, ele revela somente a foto de Zé Pequeno morto, sem as fotos da corrupção da polícia, por medo de represárias Buscapé então se torna Wilson Rodrigues, fotográfo.

Construção do perfil de Zé Pequeno

Zé Pequeno é tido como mais feio de todos os bandidos e é infeliz no amor. Inicia sua vida no crime ainda criança. Ele não mede esforços para conseguir o poder absoluto na Cidade de Deus e constantemente coloca seus próprios amigos uns contra os outros. Sua crueldade é a mais temida e por conta disso consegue comandar a favela por mais tempo do que qualquer um. Ao estuprar a namorada de Mané Galinha, dá início à guerra mais sanguinolenta da Cidade de Deus. Dadinho como era conhecido muda seu nome para Zé Pequeno e, junto com seu amigo de infância Bené, estabelece um império do tráfico de drogas eliminando toda a sua competição, com a exceção de um traficante chamado Cenoura.

Zé no comando, a paz chega à Cidade de Deus que evita chamar a atenção da polícia ,ele pretendia matar seu concorrente porém é impedido por Bené.

Então ele chega a ser preso por alguns instantes e logo a polícia solta ele para o tráfico continuar na favela mas ele encontra a gangue da Caixa baixa que vingam a morte de seus amigos matando Zé pequeno.

1.3 Fotografia/Som,Trilha Sonora e ruídos

Os sons presentes são objetivos caracterizados por sambas ou músicas diversas das décadas de sessenta, setenta e oitenta. O principal som é o estampido de tiros. O ritmo é muito rápido pelo samba que embala os pés dos bandidos na festa e após passam a correr em perseguição ao frango fugitivo.As canções acompanham o ritmo da narrativa, com sambas e choros clássicos na década de 60 e Metamorfose Ambulante de Raul Seixas para a década de 70 – que marca a transformação de Bené de um simples traficante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com