TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Artigo: Importancia da pesquisa

Por:   •  12/4/2016  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  2.425 Visualizações

Página 1 de 2

O Autor trás uma reflexão no artigo acerca da importância do ensino superior brasileiro, assim como da pesquisa no curso de Direito. Trás questionamentos, indagações sobre a importância do modelo de ensino adotado e implantado dentro das Universidades. Com isto, inicia citando incisos pertinentes do Art. 43, da Lei nº 9.394/96, a exemplo do estímulo dos variados meios de reflexão, em incentivar e promover a pesquisa, e propagar o conhecimento científico sociocultural.

Em seguida ele ressalta a importância dos alunos e professores em vivenciar todos os dias o espírito científico que aliado a reflexão, a prática o conhecimento e o desenvolvimento, podem-se chegar a construção de um ensino superior melhor, pois o vínculo das universidades com a sociedade, como citado no Art. 3 e incisos, é muito importante na divulgação do conhecimento cientifico e das politicas educacionais, que muito parece estar distante da realidade de uma boa metodologia educacional.

Fazendo um paralelo com a realidade, é salutar as críticas e os questionamentos feitos desde épocas passadas, por Mariátegui (1919), sobre o perfil de ensino adotado pelas Universidades exposta no decorrer do artigo, aplicado aos dias atuais, onde se faz necessário adotar mudanças, renovação da metodologia do modelo de ensino, aplicando a pesquisa como referência.

Consequentemente, é de acordo as colocações e indagações de Paulo Freire, relatado adiante pelo Autor, quando faz uma comparação do aluno como um banco que só recebe, guarda e arquiva não multiplicando os seus conhecimentos, quanto ao professor, como os depósitos que só faz meros comunicados a serem memorizados e repetidos.

Assim, também é citado em Martinez (2009), que estão sendo formados apenas profissionais “robôs”, do direito, que se limita apenas em aplicar as regras aprendidas no curso de graduação. Sendo assim, se faz necessário a crítica e a concordância do conteúdo do artigo acima lido, que expõe de maneira clara a necessidade de mudanças na metodologia do ensino superior, seguido da elaboração de projetos de pesquisa científica e TCC para a formação de bons graduandos em direito.

Portanto, é importante refletir com ousadia acerca da mensagem passada por este artigo, que relata sobre pontos de melhorias necessários a serem implantados nos cursos de direito e mudanças na qualidade metadológica do ensino superior dentro das universidades. Com isso visando formar pesquisadores, formadores de opiniões, idealizadores, transformadores, comunicadores, enfim, verdadeiros doutores do direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com