TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica - artigo sobre estupidez

Por:   •  28/10/2015  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – Universidade Paulista

RESENHA CRÍTICA

A estupidez está presente no dia a dia de cada indivíduo. Tal afirmação pode ser comprovada através de simples indagações sobre o mundo, onde serão encontradas questões das quais as respostas não são conhecidas. Mediante esta verdade, Martin A. Schwartz propõe que uma atitude inversa a que normalmente é vista seja tomada. O artigo convida seu leitor a abraçar a ignorância a qual está sujeito, pois desta forma ao invés de desistir mediante sua aceitação, torna-se possível fazê-la um incentivo ao conhecimento.

Entretanto, a forma na qual as escolas e universidades preparam os indivíduos é inversa à ideia proposta. Em sua formação, o aluno aprende que é necessário ter as respostas certas para ser bem sucedido, bloqueando a possibilidade de aprender com os erros e criando aversão ao desconhecido ou difícil. Desta forma, o estudante encontra-se despreparado para a pesquisa, que por si é um universo a ser explorado. Contudo, o texto expõe que um modo de pensar diferente deveria ser adotado, evidenciando quão ampla é a ignorância absoluta dos seres humanos e instigando-os a uma dedicação maior aos estudos, pois assim ao invés de apenas ter como objetivo o saber as respostas esperadas, faria do aprendizado um processo.

Atualmente, existem no mundo científico diversas questões sem respostas provenientes da forma com que a população é ensinada a agir ao se deparar com a ignorância. A visão proposta pelo autor, como citado em sua própria experiência, liberta ao invés de desencorajar. O artigo é em sua essência instigante, pois, através da ideia defendida, liberta o leitor das limitações provenientes do medo de arriscar, o incentivando a ter determinação em seus estudos e transmitindo segurança ao demonstrar que a estupidez é coletiva. Este, através de uma linguagem simples, possui um amplo alcance, tendo a capacidade de impactar estudiosos de todas as idades e ramos através da mudança de percepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com