TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA- Dificuldades de Aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola.

Por:   •  13/11/2016  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  4.463 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica: SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2011. “A família”.

CREDENCIAIS DA AUTORA

Simaia Sampaio é graduada em Psicologia, atuando há mais de 10 anos como Psicopedagoga clínica, especialista em Neuropsicologia da Aprendizagem. Diagnóstico e intervenção de crianças, adolescentes e adultos com dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Professora em cursos de Pós-graduação, Ministrante de cursos e palestras. Autora de diversos livros da área.

SÍNTESE DA OBRA

Sampaio aborda a construção do conhecimento do sujeito pela interação com seu meio por intermédio da família. Averiguando as dificuldades de aprendizagem, a superproteção, a negligência, o equilíbrio da afetividade e a insegurança da família em relação à escola no desenvolvimento da criança.

  No contexto familiar se originam as primeiras aquisições de conhecimento de um individuo. A família é testemunha destes avanços, passando assim a incentivá-los, com a finalidade de que a criança adquira mais habilidades. É essencial que a família impulsione o raciocínio da criança, contribuindo para que esta venha a pensar de forma autônoma, ouvindo seus questionamentos e concordando que a criança exerça suas escolhas e se responsabilize, propondo limites necessários.

 Nesse cenário a família deixa seus traços no individuo. Modelando-o de acordo com o que creem ser correto. Porém, tais marcas podem vir cheias de frustrações, concedendo a estes o dever de não fracassar como seus pais ou de dar continuidade a tradições familiares. Assim notasse que a família é o pedestal desse desenvolvimento, pois por meio dela que o individuo se constitui, cria laços afetivos, evolui cognitiva e emocionalmente.

O desenvolvimento da criança não tem seu inicio na escola, como muitos pais pensam, e é a partir desse ponto que muitos conflitos em escola e família surgem, pois alguns pais designam à instituição escolar a tarefa de instruir e educar, sem se integrar nisso.

Sendo assim, família deve esforçar-se para que a criança supere suas dificuldades, tendo por obrigação proteger seus filhos, logicamente respeitando os limites dessa proteção, buscando cultivar um vinculo familiar, mantendo um dialogo aberto com a criança e adquirir informações que possam auxiliar na boa relação entre a família e escola são de fundamental importância para o sucesso no desenvolvimento da criança.

CONCLUSÃO DA RESENHISTA

A autora oferece-nos uma abordagem da temática em suas especificidades, buscando detectar as circunstancias em que ocorre a aprendizagem no âmbito familiar.

Tratando da relação entre família e criança na construção dos meios em que ela aprende a encaminhar seus afetos, estimar suas relações, adquirir ensinamentos e incentivos. Evidenciando que no contexto familiar acontecem os primeiros passos da aprendizagem na vida da criança. Os primeiros convívios, ensinamentos e exemplos que irão permanecer ao logo da vida do indivíduo.


CRÍTICA DA RESENHISTA

Simaia Sampaio traz um texto leve, didático e bem estruturado sobre o assunto. Com isso propôs uma sucinta reflexão sobre a aprendizagem do individuo no contexto familiar. Com o objetivo de nos apresentar a importância da colaboração da família à frente dos desafios e dificuldades de aprendizagem durante o desenvolvimento do individuo. Ficando evidente que a cooperação da família nesse processo é essencial para construção e transmissão de conhecimento e convivência com o próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com