TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Filme "A Negociação"

Ensaios: Resenha Crítica Do Filme "A Negociação". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  8.158 Visualizações

Página 1 de 4

1) DO FILME “A NEGOCIAÇÃO (ARBITRAGE)”

Dirigido e escrito por Nicholas Jareck o filme “A Negociação(Arbitrage, 2012)” retrata a vida de Robert Miller (Richard Gere) um milionário que está prestes e vender sua companhia para um grande banco e deseja fazer isso da forma mais rápida possível, para evitar que uma fraude sua seja revelada.

Ao mesmo tempo, divide suas atenções entre sua "família perfeita" e sua amante Julie (Laetitia Casta). Ao sofrer um acidente de carro após dormir ao volante, Miller se vê em uma situação inesperada. A amante, que lhe acompanhava, morre e ele acaba abandonando o local do acidente.

Depois de se envolver com o acidente, Robert é obrigado a mentir para todos, e confia apenas em um jovem negro, filho do seu ex-motorista particular, para quem ele prestou auxílio e favores. O contraponto entre o rico Robert e o pobre Jimmy Grant(Nate Parker) deixa claro que dinheiro não vem junto com caráter.

Em relação ao crime, como Grant viu o estado de Robert, ainda que não tenha cometido e nem participado do crime, se torna cúmplice do mesmo por ter dado carona a Miller após o ocorrido.

No entanto, no decorrer do filme sua filha Brooke Miller(Brit Marling) descobre as falcatruas do pai e toda a máscara de Robert Miller cai.Contudo, ele ainda consegue escapar de uma possível condenação acerca do acidente que resultou na morte de sua amante e ainda livrar Grant de ser condenado por obstrução

2) RESENHA CRÍTICA

O título original do filme “A Negociação” (Arbitrage) se refere ao termo arbitragem, que, por sua vez, faz referência a um tipo de operação de compra e venda em que o arbitragista utiliza o espaço de tempo existente entre o momento da compra e o instante da venda para conseguir o maior lucro possível.

Na realidade a tradução do título da obra em português parece ser mais adequada, tendo em vista que, no decorrer de “A Negociação”, assistimos a Robert Miller, um magnata do mercado financeiro, interpretado por Richard Gere, fazendo uma série de transações em que, tanto a sua vida pessoal como a sua vida profissional, parecem ser um verdadeiro “balcão de negócios” onde o que importa é o ganho que será obtido, independentemente dos meios utilizados para tal fim.

Neste sentido, o filme supracitado expõe Miller como um individuo frio, calculista e extremamente egoísta, que não mede as consequências de seus atos e se importa apenas em manter a “aparência ou fama” de chefe de família e empresário bem sucedido que se preocupa com questões sociais fazendo doações a instituições carentes. Para isso, ele não mede esforços e nem vê que os atos que acaba cometendo, afetam de forma prejudicial às vidas das pessoas que estão ao seu redor.

Entretanto, o grande ponto a ser destacado é o acidente de carro que acaba vitimando a sua amante Julie, pois ao passar a ser investigado pela polícia Miller vê a possibilidade real de que o escândalo, caso venha à tona, acabe não concretizando a venda de seu império comercial. Diante de tal situação, ele usa todos os meios possíveis para se livrar de uma possível condenação.

Somado a isso, faz interessante registrar que Robert Miller, ainda visando vender sua empresa, comete fraudes nos relatórios econômicos da mesma que passaria por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com