TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Influência da Gestão Estratégica do Conhecimento na Inovação e Desempenho Organizacional

Por:   •  16/5/2021  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Resenha Crítica de Artigo

Guilherme Tito de Carvalho Simões

Trabalho da disciplina Criatividade e Inovação Organizacional

                                                                  Tutor: Prof. Andrea Quintella Bezerra

Sales Oliveira/SP

2021

INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA DO CONHECIMENTO NA INOVAÇÃO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL

Referências: Guillermo Davila, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil; Gregorio Varvakis, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil; Klaus North, Hochschule RheinMain, Wiesbaden Business School, Alemanha.

Recentemente está sendo evidenciada a importância do conhecimento e inovação como recurso para as organizações, pois possibilita obtenção de excelência nos resultados e aumento da vantagem competitiva. Através de métodos e ferramentas a Gestão Estratégica do Conhecimento (GEC) representa uma oportunidade para criação e implementação de um novo tipo de conhecimento, troca de informações, disseminação de práticas bem-sucedidas bem como gestão de recursos e processos. A busca pela inovação por parte das empresas na era da informação, confirma a necessidade da GEC como uma ferramenta estratégica, pois as organizações estão cada vez mais conscientes de que a utilização de tais recursos traz muitos ganhos em capacidade de inovação e resposta rápida às mudanças de expectativas das partes interessadas.  

          

O artigo aborda a falta de atenção nesse tema por parte das empresas brasileiras.  Através da realização de uma pesquisa com algumas empresas sediadas em Santa Catarina (responsável por 5% do PIB brasileiro, empregando 7,8% da população brasileira e quarto maior PI B per capita do Brasil de acordo com o IBGE). Os resultados demonstraram que as

empresas catarinenses estão investindo cada vez mais em maquinários, tecnologia e equipamentos.

A pesquisa contou com a participação de 127 empresas, representantes dos principais setores econômicos, e possibilitou a seguinte conclusão. De um modo geral, as empresas devem aprimorar seu sistema de gestão visando aprimorar as habilidades e potencializar as iniciativas estratégicas, o que acarretará em melhorias no desempenho das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com