TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE TEMPLATE AS DIFICULDADES NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO

Por:   •  3/2/2021  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

AS DIFICULDADES NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO

O artigo fala sobre a necessidade das organizações de se adaptarem e sobreviverem no mercado atual, principalmente analisando, estudando e utilizando da melhor forma o conhecimento de seus funcionários. O texto destaca a importância do conhecimento tácito dentro da organização, trazendo bases teóricas para abordar mais afundo este tema.

O texto é divido em sete sessões, começando pela introdução, decorrendo por tópicos considerados fundamentais para o entendimento do seu foco de narrativa que é conhecimento tácito e por fim, ele traz a conclusão. No total o artigo contém oito páginas.

Os níveis de conhecimento dentro da organização começam a ser discutidos, o artigo traz que o conhecimento estruturado e explícito tem sido como a parte visível do iceberg, sendo fácil de ser encontrado e permitindo um fácil compartilhamento. Já a parte abaixo da superfície do iceberg (a maior parte) seria de difícil visibilidade e explicação, sendo esta parte o conhecimento tácito dentro das organizações.  

O conhecimento tácito pode ser encontrado no campo profissional em forma de sinais como intuição, pressentimentos e habilidades pessoais. Esses sinais podem ser classificados em dimensões técnicas e cognitiva. A dimensão técnica abrange informação ao como fazer (know-how) já a cognitiva, consiste em modelos mentais de crenças e valores. Os seres humanos são as fontes primarias do conhecimento tácito, esse tipo de conhecimento não pode ser ensinado ou repassado por meio de leituras, ele é internalizado na alma e mente das pessoas.

Segundo Lawson e Lorenzi (1999), o conhecimento explicito pode ser descoberto e utilizado por qualquer um, mas a parte tácita do conhecimento é o que separa os mestres em determinada área, das pessoas comuns. O conhecimento tácito permite que o trabalho flua melhor, aumentando a qualidade, melhorando a eficiência na tomada de decisões. Porém o grande desafio está em documentar e expressar este tipo de conhecimento, pois coisas que parecem obvias e naturais para uma pessoa são difíceis de repassar para outras.

A percepção e a linguagem são consideradas as dificuldades principais no compartilhamento de conhecimento tácito. A dificuldade com relação à percepção está no fato de que as pessoas não estão conscientes de toda gama de conhecimentos que possuem. Dessa forma, o conhecimento tácito formado, além de outras coisas, por uma série de sensações e intuições, torna-se de difícil reconhecimento e compartilhamento (Polanyi, 1958).

Na minha opinião o artigo foi de grande valia para entender sobre o conhecimento tácito e também identificar a sua importância dentro da organização, entendemos que os funcionários são indivíduos com suas particularidades e que cada um pode agregar de alguma forma dentro da empresa conforme sua percepção e seus talentos. Geralmente atuamos com o conhecimento estruturado, onde é fácil de ser repassado e mais técnico, mas quando falamos do tácito fica mais difícil transcrever algo que parece ser imensurável e tão particular. Por outro lado, essa dificuldade de transferir tal conhecimento em minha opinião pode trazer vantagens competitivas para a organização pois pessoas com o conhecimento tácito no cargo certo podem trazer informações e estratégias que nenhuma outra organização conseguirá copiar, por serem únicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com