TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Texto de Onde Emana o Conhecimento.

Por:   •  18/6/2016  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: De onde emana o conhecimento.

O artigo é construído em torno de um relato de Edgar Morin. O estudioso francês em primeiro momento exalta a importância do autoconhecimento na prática docente, algo que ele considera importantíssimo para compreensão do outro. Para exemplificar ele dá como sugestão o uso de um diário, onde os alunos escreveriam após as suas aulas, e orientados pela escola e pelos professores a depois de um determinado tempo adquirissem a prática de ler o que tinham escrito nos respectivos diários a fim de que se conhecessem melhor, reconhecendo assim suas limitações e qualidades.

No decorrer do seu discurso o pensador questiona a falta de autoconhecimento e as consequências que isso estaria implicando nas escolas e assim na aprendizagem dos alunos. E faz uma crítica á respeito da estrutura de ensino das escolas a nível mundial, coloca em questão as disciplinas de literatura e artes que deveriam ser trabalhadas cada vez mais de maneira mais diversificada desenvolvendo a mente dos futuros cidadãos, e saindo daquela margem padronizada das disciplinas que veem sendo utilizadas. Porém não tem o desejo de extinguir as matérias como biologia e física, por exemplo, mais sim unificá-las, desenvolvendo um novo modelo onde todas pudessem complementar uma a outra e onde todas tendo a mesma relevância contribuíssem para o melhor desenvolvimento de um todo de maneira geral. Desta forma os alunos estariam melhores preparados para problematizarem situações e até mesmo suas ações dentro na convivência social.

        Os responsáveis pelos currículos educacionais deveriam propor uma nova base para que as disciplinas fossem aplicadas não de maneira mecânica e que já está engessada, mas sim o levando a reflexão sobre a sua realidade e suas ações sobre ela. A interdisciplinaridade sendo bem elaborada e utilizada trará um significativo avanço para a educação, e com o método do autoconhecimento esta nova abordagem quando utilizada na coletividade fará com que o indivíduo não se limite somente a uma linha de pensamento, mas sim amplifique seus conhecimentos, e visão de mundo a respeito da sociedade, do outro e principalmente de si mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com