TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Criminologia: Filme Escritores Da Liberdade

Por:   •  24/5/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

FILME - ESCRITORES DA LIBERTADADE

No começo do filme a professora tenta dar aula normalmente, em um modelo tradicional, mas os alunos não respeitaram e nem lhe deram ouvidos, pois não estavam preocupados com o que ela tinha para ensinar, eles achavam que não precisavam de nada daquilo para suas vidas. Os alunos mencionaram também, que o fato de a professora ser ‘branca’, não queria dizer que ela merecia o respeito e compreensão da turma. No fundo, a realidade era que aquela turma em que a professora tinha recebido para lecionar, era tratada como ‘ excluída da escola ‘ sendo alguns repetentes, traficantes, membros de gangues, outros precisando ir para aula ao invés de ir para o reformatório, e etc.

O método utilizado pela professora em entregar um caderno para cada um de seus alunos escreverem diariamente sobre suas vidas, desde conflitos com outras gangues até conflitos dentro da família faz com que eles foquem realmente na vida, pensem, reconheçam, sintam sobre essa realidade própria criada por eles, em tudo o que fazem todas as causas e consequências. Em uma cena, ela utiliza a segunda guerra mundial como um exemplo de conflito entre gangues, citando o holocausto, fazendo assim seus alunos refletirem o porque e por quem realmente lutavam nas guerras entre gangues.

Não aceitava seus aprendizes em condição de vítimas, cobrava-lhes responsabilidade por suas escolhas e atos com toda a sociedade. Sendo assim a professora cria moral despertando motivação dos estudantes através de seu método totalmente inovador e revolucionário, fazendo-os, ler pensar, escrever e expressar seus sentimentos, mudando um a um dos jovens após adquirirem o conhecimento como sujeito.

Analisando a comparação da teoria sociológica do delito com o filme em si, vemos que a professora usa o tratamento e prevenção de seus alunos, reeducando-os e os reintegrando com a sociedade, adotando maneiras da escola de Chicago, pois se o crime é associado a cidade, a reação também é, e ela se baseia em primeiramente reintegra-los entre si, dentro da sala de aula para depois, aos poucos conquistar confiança e enfim após aptos à sociedade.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »