TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Escritores da Liberdade

Por:   •  1/4/2016  •  Resenha  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE – FATENE
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO TÉCNICA
PROF. SÉRGIO VARELA

RESENHA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

CÍCERA LINDA KÁTIA PINHEIRO FEIJÃO
ADM 06

FORTALEZA / CE
2013

RESENHA DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Produção: Richard LaGravenese. Roteiro: Richard LavaGranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007.  123 min. Drama.

Richard LaGravenese tem 53 anos nasceu em 30 de outubro de 1959 no Brooklyn em New York (EUA). É roteirista e diretor de filmes e ficou conhecido como o escritor do filme The Fisher King na década de 80  e tem vários  longas metragens, como: Dezesseis Luas (2013), Escritores da Liberdade (2007), P.S. Eu Te Amo (2007),  A Decade Under the Influence (2003).

Uma jovem professora chega à uma escola de um bairro pobre, que era uma escola modelo mas  foi tomada pela agressividade e violência dos seus alunos, que se mostram rebeldes e desinteressados, e há entre eles uma constante tensão racial. Na tentativa de resolver os problemas, a professora Gruwell (Hilary Swank) utiliza métodos diferentes de ensino, fazendo com que os alunos revejam seus valores como igualdade, consciência, respeito, humanização e dignidade.

Escritores da Liberdade é um filme que aborda o preconceito de raças, onde uma jovem professora em busca do seu primeiro emprego e contrariando seu pai aceita ensinar uma turma de adolescentes problemáticos, num projeto de integração do conselho de educação.

Um ponto que gostaria de ressaltar foi a forma que ela conduziu a sua entrevista, onde segundo Lourdes Lovison, gerente de projetos da Advis  Consultoria em Recursos Humanos, a atitude prevalece sobre a experiência e o candidato precisa estar atento ao seu jeito de se posicionar, ao vestuário, ao estilo de se comunicar e desenvolver um raciocínio.

Ao chegar à sala ela percebe que os alunos não estão nem um pouco interessados e percebe que da maneira tradicional não terá resultados, quando no meio de uma discussão ela demonstra aos alunos o interesse que ela tem em mudar as suas vidas. E para isso deverá abrir mão dos métodos de ensino tradicionais sugerindo mudanças em sua vida, na vida dos alunos, na administração escolar e na metodologia de ensino aplicada.

Mudar significa evoluir, transformar, deixar um patamar para alcançar outro. A proposta da professora Gruwell é de uma mudança cultural onde se refere à mudança de valores, normas, atitudes, crenças e comportamento. Grandes mudanças geram grandes impactos e criam resistências, como a da coordenadora de Gruwell, segundo Chiavenato, quem sempre viveu em empresas imutáveis e estáticas, fechadas e herméticas, onde as coisas não mudam, nunca aprenderá a mudar e a inovar.

O alunos muito jovens e cheios de problemas uns com os outros, começam a ver nos outros, eles mesmos através das dinâmicas propostas pela professora que se tornou para eles um norte, um guia para superar os problemas e quebrar as barreiras, contudo ela precisou de recursos (financeiros e tempo) para a transformação e arrumou mais dois empregos onde quem mais sofreu com isso foi seu marido, pois ela já não tinha mais tempo para ele.

Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos liderados e tempo. Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da equipe. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso para que se atinjam os objetivos propostos. E a professora Gruwell se dedicou de corpo e alma à causa de seus alunos em um grande exemplo de Liderança Servidora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com