TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "escritores da liberdade"

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

O filme retrata a vida de uma professora que assumiu a responsabilidade de ensinar uma turma de jovens delinquentes, onde ela enfrenta as mais diversas dificuldades para exercer sua função e por amor à educação supera junto de seus alunos todo um sistema social e educacional precário, cheios de preconceitos e de distintas dificuldades .

No filme é notória a dimensão criativa, pois os alunos não só reproduzem o que lhes é ensinado, mas adquirem o conhecimento que é exposto, e através de suas experiências de vida, reformulam as informações em um novo conhecimento adaptando-os ao seu meio de existência.

CONCEPÇÕES: Podemos dividir as concepções em dois pontos de vista, uma por parte da professora e outra pelos demais funcionários da escola.

Por parte da escola, temos uma concepção ambientalista, porquê acreditam os demais professores que os jovens por serem moradores de periferias e participarem de gangues não tenham capacidades de aprenderem os assuntos ensinados na escola.

A professora já utiliza em sua metodologia a concepção sócio-histórica, pois leva em conta na sua metodologia de aula as experiências de vida dos seus alunos e adaptam assuntos de aula a suas realidades de vida que são as mais diversas, fazendo assim com que tenham uma autocritica sobre suas vidas e sobre o sistema social que os cercam, transformando-lhes novas pessoas com capacidades de refletir sobre o seu meio social.

Concluímos que a partir de exemplos como esse do filme, é que podemos acreditar que com uma educação de qualidade e um sistema educacional sem preconceitos e de inclusão, é que se pode mudar todo um contexto social de marginalização e de exclusão, tornando os alunos em autocríticos de suas realidades e atuantes ativos nos seus meios sociais.

O bom professor deverá ser polivalentemente e criativo. Ao contrário das outras profissões, em que a criatividade é determinada pelo tipo de especialização exigida para o tipo de função desempenhada, na profissão de professor é necessário revelar uma grande capacidade de representação e uma perspicácia na detecção das necessidades e motivações dos alunos com o objetivo de interessar e conseguir a participação de uma audiência em que, frequentemente, a capacidade de concentração e atenção se orienta para outros horizontes e é justamente nessa perspectitiva que a professora do filme se destaca, pois ela sai de sua zona de conforto para buscar a criatividade dos alunos e até dela mesma, para que pudesse haver uma mudança de comportamento daqueles alunos, não só na escola , mas tambem em sua vida diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com