TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "Escritores da Liberdade"

Por:   •  11/9/2016  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  3.179 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Escritores da Liberdade. Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher. 

Direção: Richard Lagravenese. País de origem: Estados Unidos 2007. DVD (122 min)

O filme é um drama baseado em histórias reais relatadas no livro “The Freedom Writters Diaries”, no Brasil “Diário dos Escritores da Liberdade”. Na história, a professora Erin Gruwell fica encarregada de assumir uma turma de ensino médio composta por alunos, na maioria negros e latinos, desacreditados e sem investimentos tanto pela escola como pela sociedade. Os alunos não recebem bem a nova professora a qual se esforça para ganhar a atenção e o respeito na sala de aula. Após diversas tentativas de atividades frustradas ela desanima, porém, não desiste.

A situação começa a mudar quando Erin Gruwell propõem uma atividade de leitura do livro “O diário de Anne Frank” o qual motivou uma segunda atividade. Na atividade seguinte, os alunos teriam que escrever um diário contando suas vidas, desafios e angustias como Anne Frank. Tudo isso foi feito sem o apoio da direção da escola e de outros professores, mesmo assim, ela começa a observar mudanças no comportamento dos estudantes e também a compreender a vida difícil de cada um dele.

Essa atividade não só melhorou o relacionamento aluno-professor como melhorou a convivência entre alunos de gangues adversarias, com conflitos raciais e outros com motivos diversos.

O filme traz a tona diversos assuntos pertinentes como racismo, xenofobia, diferenças sociais, violência, marginalização, sistema educacional fracassado e, acima de tudo, a educação como ferramenta transformadora. Dessa forma, é retratada na trama uma professora colocando acima de sua vida pessoal a salvação de crianças totalmente abandonadas pelo Estado e obtém sucesso em sua missão. O filme trabalha muito bem o dia a dia de professores e as dificuldades encontradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com