TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Pedagogia Da Autonomia

Casos: Resenha Do Livro Pedagogia Da Autonomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO

A nossa sociedade precisa de uma educação de qualidade e que começa na boa formação do professor. Vemos que muitas vezes os educadores não estão nem um pouco interessado na aprendizagem do aluno, e sim em ter uma boa remuneração, ensinar é uma profissão que tem que ter conhecimento e dedicação, muitos professores são formados só na teoria, e não tiveram nem um tipo de treinamento e começa a lecionar crianças nas séries iniciais, esses professores encontram muitas dificuldade por falta de experiência, e essas crianças não tem uma boa aprendizagem.

2-PROFESSOR TEM QUE SER EXEMPLO PARA OS ALUNOS

O educador muitas vezes exige muito de seus alunos algo que ele não faz exemplo; como que o professor vai exigir que seus alunos pratiquem o hábito da leitura, se o professor não gosta de ler? O educador tem que ser exemplo para os alunos e não ficar na teoria mais sim mostrar como se faz praticando. A responsabilidade do professor, de que às vezes não nos damos conta, é sempre grande. A natureza mesma de sua prática eminentemente formadora, sublinha a maneira como a realiza.

...”sua presença na sala é de tal maneira exemplar que nenhum professor ou professora escapa ao juízo que dele ou dela fazem os alunos. E pior talvez dos juízos é o que se expressa na “ falta” de juízo. O pior juízo é o que considera o professor uma ausência na sala.”(FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. SABERES NECESSÁRIO A PRÁTICA EDUCATIVA. P. 65)

Então vemos o quanto o professor é responsável pela formação dos alunos. O educador tem que estar sempre presente para auxiliar o educando em suas dificuldades.

3-O PROFESSOR PRECISA SER COMPETENTE E SABER USAR SUA AUTORIDADE

Sabemos que existem muitos professores ainda, que usam o autoritarismo para fazer com que o aluno a respeite. Vemos que não é a maneira correta de impor respeito, o aluno tem que admirar o seu professor pela sua competência pelo seu jeito de ensinar. O aluno não pode ter medo do professor. “o clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas, em a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador dos espaços pedagógico.” (FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTNOMIA. SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. P. 92)

Sabemos que o professor competente tem sua autoridade, mas uma autoridade coerente democrática que se fundamenta no aprendizado do conteúdo é a construção da responsabilidade da liberdade que se assume. “o educando que exercita sua liberdade ficará tão mais livre quanto mais eticamente vá assumindo a responsabilidade de suas ações.” (FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTNOMIA. SABERES NECESSÁRIO À PRÁTICA EDUCATIVA. P. 93)

O educador competente não usa a sua autoridade para mandar seus alunos para que faça algo, mas sim deixa o educando ter liberdade para usar suas criatividades. ”a autoridade docente mandonista, rígida, não conta com nenhuma criatividade do educando. Não faz parte de sua forma de ser, esperar, sequer, que o educando revele o gosto de aventurar-se.” (FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA. P. 92)

4-O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com