TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro O Que e Pedagogia

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  5.279 Visualizações

Página 1 de 4

O livro " O que é pedagogia" de Paulo Ghiraldelli  abordando a pedagogia desde os tempos antigos até os dias atuais, demostrando a sua trajetória e detalhando a sua importância em cada época e fase do seu desenvolvimento, além de sua expansão em diversas ares. Para o desenvolver do enredo proposto na introdução o autor divide a obra em dez capítulos procurando conceituar claramente todos os fatores responsáveis pela consagração da pedagogia atual.

Na primeira parte da obra "Pedagogia: Utopia, Ciências e Filosofia", Ghiraldelli trata das diversas concepções do termo pedagogia a partir de conceitos de pedagogia, educação e ciências da educação. No decorrer do capítulos percebemos que desde a Grécia antiga a pedagogia vem sofrendo um processo distinto que busca uma definição da sua compreensão, atribuindo funções e se transformando em um grande meio de contribuição para a educação. Usando como base três autores  Durkhein, Dewey e Hebart que formularam conceitos do que seria pedagogia, o autor criou sua própria definição, concluindo que o termo pedagogia na verdade se refere a teoria da educação.

 

Na segunda parte "Pedagogia e Infância" Ghiraldelli demostra como e a pedagogia atual e fala que ela gira em torno da criança e qual a melhor forma de educa-lo. O autor procura explicar como os novos métodos de educação são aplicados para mudar o modelo tradicional de educação infantil citando diversos filósofos que defendem e contribuem para esse novo significado e ficando a favor de novos métodos e novos hábitos, pois atendem melhor as necessidades das crianças. O autor afirmando que o melhor modelo são aqueles que respondam sempre  ao ritmo de aprendizagem da criança.

 

Na terceira parte " A infância e a pedagogia na  sociedade do trabalho" Ghiraldelli  fala da relação ensino e trabalho. A escola atual não busca so ser um ugar de aproveitamento da infância da criança, mas sim, um lugar onde a criança e conduzida para a sociedade conforme o seu crescimento. Os filosofos Dukheim, Dewey e Gramsci tentam exemplificar essa união e a infância que antes era considerada uma extansão do sentimento amoroso, se completa e se tranforma em conceito ou melhor em conceito cientifico. Claro que não  abandona completamente seu sentido originário como era na grecia antiga, mas a escola atual foi modificada para atuar na preparação do novo adulto.

Na quarta parte "Subjetividade, infância e pedagogia" Ghiraldelli   Faz um paralelo entre a subjetividade e a infância na pedagogia na visão de Rene Descartes (1712-1778), conclui-se que o primeiro ve a verdade somente com o intelecto, ou seja o que e evidente, comprovado. Afirma ainda que o subjetividade e alcançada pela busca da verdade da certeza. Para o autor o escandalo começa quando se e criança pois esse fato condena ao aprisionamento da alma uma incapacidade de ter ideis claras e distintas.

deixa transparecer  mais suas concepções do que seja educação e pedagogia, ao analisar seus pensamentos pode ser percebido que para ele a pedagogia deveria se renovar e se desligar da tradição humanistas . No decorre do capitulo ele descreve  que  a crise pedagógica possui o seu lado bom, pois de certa forma ajuda a mudar nossas concepções sobre qual a melhor forma de educar uma criança.

 

Na quinta parte "Pedagogia e didática"  Ghiraldelli trata suas bases na utopia educacional, ciência ou filosofia da educação. Adentrando a área da teoria da educação, esclarece quais os princípios e procedimentos que devem ser adotados na educação. Ghiraldelli também trata de alguns métodos e fases das preparações das aulas estabelecendo como deve ocorrer os cincos passos:  a preparação, apresentação, associação, generalização. Ele também trata de novas formas didáticas que devem ser aplicadas no processo educacional, como uma forma de ensinar descrita por ele como "aprender a aprender".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com