TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO – LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO – LIVRO PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA EDUCATIVA

CAPÍTULO 1 - Não há docência sem discência

Ensinar não é apenas transmitir conhecimentos e conteúdos, quem ensina aprende o ensinar e quem aprende ensina o aprender. Quem ensina, ensina algo a alguém, mas ensinar não existe sem aprender e aprender não existe sem ensinar.

Ensinar exige rigorosidade metodológica

O educador precisa ser criador, instigador, inquieto, humilde e persistente de forma que a sua prática docente deve forçar a capacidade crítica do educando. Só pode ensinar certo quem pensa certo, mesmo que ás vezes pense errado.

Ensinar exige pesquisa

O educador deve ser um eterno pesquisador, é necessário que ele conheça o que está ministrando e tenha domínios dos conteúdos e métodos didáticos.

Ensinar exige respeito aos saberes do educando

A escola deve considerar o educando como membro da sociedade, parte da humanidade, estimulando-o para que tenha uma opinião política critica. O conhecimento do aluno enriquece a aula.

Ensinar exige criticidade

O papel do educador é estimular a curiosidade ingênua, curiosidade essa que associado ao saber do senso comum será substituída pela curiosidade crítica.

Ensinar exige estética e ética

Somos seres históricos sociais porque temos capacidade de comparar, intervir, escolher, decidir, romper, e por isso somos seres éticos. Pensar certo demanda reflexão, deve-se haver coerência em pensar certo e agir certo.

Ensinar exige a corporeificação da palavra pelo exemplo

O professor que ensina certo deve fazer o certo, é importante que ele seja exemplo. Ensinar é ser generoso.

Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação

Educação é um ato dialógico, que exige acolhimento e não desprezo. A prática preconceituosa nega radicalmente a democracia.

Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática

O educador deve ter uma reflexão crítica sobre a prática, de forma a melhorar a sua próxima prática, sendo capaz de mudar.

Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural

O professor deve valorizar e respeitar a identidade cultural de seus educandos, que forma que não deve ser desprezada. Experiências vividas socialmente são cheias de significados.

CAPÍTULO 2 – Ensinar não é transferir conhecimento

O primeiro saber necessário na formação do docente é criar possibilidades ao aluno para sua própria construção.

 Ensinar exige consciência do inacabamento

O professor deve estar sempre em busca de novas informações, para que se torne cada vez mais preparado, pois onde há vida, há inacabamento.

Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado

Somos seres condicionados, mas inacabados, e cheios de inclusões, os que nos levam a busca constante do conhecimento. A curiosidade é fundamental na produção do conhecimento

Ensinar exige respeito á autonomia do ser educando

O educador deve dar liberdade de pensar ao educando, pois cada possui sua bagagem de conhecimento e vivencias, o educador não é o detentor do conhecimento, já que ele é inacabado.

Ensinar exige bom senso

O bom senso do professor tem grande importância na avaliação, buscando sempre á automonia, á dignidade e á identidade do aluno.

Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos diretos dos educadores

O educador deve sempre reivindicar pelos seus direitos, devido aos descasos dos governantes nos salários dos professores, mas não pode deixa que isso prejudique o seu desempenho profissional, pensando sempre no aprendizado do aluno.

Ensinar exige apreensão da realidade

O professor não deve esconder sua posição diante de uma situação, mas também não pode deixar de saber o direto de rejeita á sua posição. Ele deve assumir suas convicções, ser disponível e aberto ao saber, assumir suas limitações e ter esforço para superá-las.

Ensinar exige alegria e esperança

Educador e educandos devem ter a esperança que juntos possam aprender, ensinar, produzir e resistir a obstáculos e á alegria. Não se deve perder a esperança de um futuro que pode ser mudado.

Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível

O mundo não é. O mundo está sendo. O papel do professor não é só de quem constata o que ocorre, mas também o de intervir como sujeito de ocorrências. Há sempre o que ensinar, há sempre o que aprende.

Ensinar exige curiosidade

A curiosidade é fonte do aprendizado tanto do aluno quanto do professor, o professor deve sempre instigar a curiosidade do aluno para que este busque a resposta, mas o bom clima pedagógico democrático limitará o educando de forma a não invadir a privacidade do outro.

CAPITULO 3 – Ensinar é uma especificidade humana

Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade

A autoridade deve fazer-se generosa e não arrogante, deve reconhecer a eticidade. O aluno que trabalha a sua liberdade vai se tornando cada vez mais livre quanto mais eticamente assume as responsabilidades de suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com