TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Pedagogia do Oprimido

Por:   •  25/8/2016  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES OPET

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO INTEGRADOR

CURITIBA

2015


JULIANE CANTUARIO DA SILVEIRA

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

NOME DO ALUNO

PROJETO INTEGRADOR

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de História da Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.

Prof. Orientador: Edson Martins

                             

                               CURITIBA

2015


Síntese do Livro Pedagogia do Oprimido

Em seu livro, Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire trata da difícil tarefa de transformar a forma como educadores, denominados opressores, ensinam seus educandos, denominados oprimidos.

        Segundo o autor, em seu caminho os oprimidos devem lutar por libertação, indo contra o sistema opressor que lhe impõe uma continuidade de situação de miséria e pobreza, enquanto os opressores, cidadãos elitizados, continuam à frente do poder.  

Paulo Freire chama a forma como a educação é desenvolvida de “concepção bancária” mostrando que apenas depositar informações, sem ensinar a pensar, tornará o oprimido um dependente do sistema opressor. Ensinar a pensar e problematizar sobre a sua realidade, fará o oprimido compreender-se como parte da sociedade levando-o à busca por igualdade. Igualdade esta, que deve ser buscada ao mesmo tempo pelo próprio opressor que também é uma vítima da própria inconsciência. Porém a “classe dominadora” não quer que os oprimidos aprendam a pensar, a criticizar, a ter suas próprias ideias e conceitos para não perder o estabelecimento da “ordem e da paz”.

Segundo Freire, a conscientização se dá por um lento processo onde se busca a liberdade sem produzir novos opressores e oprimidos, com aprendizado mútuo de educador e educando, priorizando o diálogo como ponte entre os saberes.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1983.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com