TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Documentário Canal do Panamá

Por:   •  21/6/2019  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

RESENHA DO VÍDEO DO CANAL DO PANAMÁ

Denise do Prado Mota

Engenharia Civil

9º Período

Pontal do Paraná - 2019

Um dos maiores feitos da engenharia foi a construção do Canal do Panamá, através dele há a possibilidade de transporte de um navio de um oceano a outro. O documentário apresenta a nova obra de ampliação do canal, na qual será o dobro de largura do canal original, para atender a demanda exigida de navios Post-Panamax.

Localizado no Panamá, a obra original levou 35 anos para ser construída, tendo atualmente mais de cem anos. A construção teve início em 1881, sob o governo francês, porém depois de 20 anos de trabalho, cerca de 20mil funcionários morreram de febre amarela, o que levou o governo francês a vender o canal para o governo americano. Em 1914 foi inaugurado o Canal do Panamá.

 Em funcionamento 24 horas por dia, o Canal funciona a partir de um sistema de eclusas com largura de 33,5 metros e comprimento de 305 metros, os navios que passam pelas eclusas são denominados Panamax, entretanto, navios maiores estão sendo construídos, os chamados Post-Panamax, que contém largura maior que a eclusa, não podendo passar no canal. Por conta dessa nova demanda de navios, a solução foi a expansão do canal com um novo sistema de eclusas e largura capazes de incluir navios maiores.

O novo acesso do Canal é bem próximo ao original, passando por uma colina chamada Paradise Hill, e saindo no Lago Gatun. Por conta do volume dos novos navios Post-Panamax, o sistema de eclusas do novo acesso além de ter o dobro de largura das eclusas do canal original, têm também câmaras de depósitos de água, o que reduz a dragagem de água do Lago Gatun, diferente do sistema original. Apesar disso, navios Post-Panamax têm volumes capazes de fazer o lago transbordar, assim, é necessário a dragagem e maior abertura do lago, para aumentar sua capacidade.

Há diversas obras paralelas à abertura da hidrovia necessárias para o funcionamento do novo canal, como a dragagem do Lago Gatun e a retirada do Paradise Hill. Uma dessas obras é o desvio do Rio Cocoli, que atravessa o canteiro de obras da nova passagem. Para isso, foram necessários a abertura de uma grande vala de 3 Km de extensão, o uso de gabiões em curvas fechadas e grama para conter o talude do novo curso do rio até o oceano Pacífico, evitando a erosão das margens. A grama é “plantada” com a técnica de hidrossemeadura, com uma mistura de água, matéria orgânica, fertilizante e dois tipos de sementes resistentes, usando depois uma geomanta de controle de erosão.

Ao longo do documentário fora possível notar alguns pontos relevantes. Enquanto um navio estiver próximo ou passando pelo canal, por questão de segurança, qualquer obra ao entorno deverá parar, ou seja, apesar da construção da nova hidrovia o Canal do Panamá continua funcionando 24h por dia, dando prioridade a passagem dos navios. Outra questão é a importância econômica do canal para o país, com pedágio de em média 200mil dólares e cerca de 14mil navios por ano, o Canal do Panamá tem influência de 30% na economia do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com