TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre programa canal livre

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Matéria: Fundamentos e teorias do jornalismo

Professor: Ruy Matos

Turma: Jornalismo, 1º período, noturno.

Aluna: Geovana Larissa de A. Lima

Canal Livre

O Canal livre trata-se de um programa no formato de Talk-show jornalístico, estreado em 1980, e dirigido por Fernando Barbosa Lima. Prometia ser um programa simples, abordando um tema em profundidade e com um caráter emocional. Entretanto, o programa foi um grande avanço para a liberdade do jornalismo, conhecido e prestigiado até internacionalmente.

Considero que se tornou um dos programas mais representativos da televisão brasileira. Um símbolo de coragem e independência. Lutou claramente pela liberdade democrática, uma vez que era exibido em um horário em que apenas a maioria da elite poderia assistir. O diretor afirmava que a classe alta deveria se acostumar com a liberdade de imprensa, por isso não tinha nenhuma exceção em relação a temas debatidos.

No começo, Barbosa Lima fez questão de explicar a diferença entre Canal Livre, e seu antigo programa Abertura, que saiu do ar, e que virou assunto na época por que muitos afirmaram que os motivos foram por problemas de censura. Na verdade, ele explicou que Abertura abriu o caminho, para outros programa seguirem e que acabou na hora certa.

Voltando ao Canal Livre, o formato era mais novo, os jornalistas e os entrevistados ficavam numa mesa redonda, e contavam ainda com uma plateia de aproximadamente dez pessoas que também tinham permissão para fazer perguntas. Dessa forma, acredito que o programa tornava-se muito mais natural que os demais.

As perguntas eram criadas pelo próprio diretor e eram direcionadas a personalidades importantes do governo. Daí repito mais uma vez, que foi de uma coragem enorme. O diretor tinha ainda, a cautela na hora da escolha dos entrevistados, uma vez que se levasse dois rivais diretos o programa poderia acabar em uma discussão séria, o que não seria bom para a imagem.

Mesmo após algumas mudanças, o programa vai ao ar até hoje, na Rede Bandeirantes, porém saiu das mãos de Barbosa Lima em 1967.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com