TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme vida de insetos

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  3.350 Visualizações

Página 1 de 3

No filme, Vida de Insetos mostra a importância da presença de um líder e do trabalho em equipe, para que num momento em que ocorra uma situação problema eles consigam se organizar entre si e encontrar uma solução para a mesma. No início do filme as formiguinhas se deparam com um problema e não sabem como agir para solucioná-lo, ficando logo desesperadas diante da situação inesperada. Sendo que no formigueiro cada um tinha sua função, esse era o modelo de organização mecânica que tem como característica, a realização do dever individualmente a qual cada um é capacitado para fazer e como complemento os trabalhadores eles não tem autoridade nenhuma eles recebem ordem de superiores. Na situação do filme as formigas tinham que trabalhar e colher bastante comida para armazenar, e colher comida para os gafanhotos, para que quando o chegasse o inverno já tivesse alimentos guardados para utilizar e no momento que a formiguinha princesa Atta, percebe que na fila onde as formigas levavam os alimentos para serem armazenados existia uma falha, que teria acontecido uma queda do alimento da mão da formiga e por isso estava aquele vazio, e nesse momento as formiguinhas entram em desespero completo, não sabendo o que fazer para dar a volta e pegar a folha e entrar novamente na fila que foi interrompida e a Atta, ela não se preocupou no que tinha acontecido e sim o que faltava alguém para completar a fila o que poderia gerar um prejuízo na demanda dos alimentos. Atta que seria a sucessora da rainha (mãe da Atta) que é a formiga administradora, nesse momento ela começa a ficar desesperada porém encontra em outro trabalhador alguém que tenta controla-la e mostrar que tudo poderia ser solucionado. Logo em seguida aparece um outra formiga que se diz especializada no problema e ajuda a concertar a fila, ainda assim e achando superior a todas as outras. Diante disso ficou visível a falta de autoridade entre todos do grupo uma vez que a líder a rainha não estava ali presente para ordenar e distribuir funções.

Outro ponto encontrado é a autocrática centralizada na figura da Rainha mantendo uma hierarquia, um controle burocrático sendo um símbolo de status e poder diminuindo assim a comunicação entre ela como sendo o superior e os trabalhadores subordinados uma vez que ela não ouvia as opiniões dos que estavam abaixo dela.

Os tipos de liderança encontradas entre elas a autocrática que ocorre no momento em que o gafanhoto chefe, ele age de forma autoritária com as formigas sendo rígido e sem aceitar as opiniões delas ordenando e dando prazo pra elas cumprirem a função ordenada por ele e se caso não fizessem ele iria dar uma punição então elas com medo, tinham que fazer. A democrática é vista no momento que a formiga Flick, reuniu todos os insetos e passou todas as informações para a construção do grande pássaro para fazer as colheitas e nesse momento ele deu todas as diretrizes de como deveria ser feito porem ele deixou pra ser decidido em grupo onde todos poderiam dar sua opinião e decidir em grupo.

E a liderança do tipo laissez faire que é o estilo liberal do líder, que participa pouco das decisões no momento em que Flick encontrou o circo de insetos, delimitando ações para a vila das formigas e fez isso sem nem consultar o líder que era Flick que também não disse nada e simplesmente deixou , então isso causou uma confusão entre as formigas e que mesmo trabalhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com