TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Final Sobre Disciplina Metodologia

Por:   •  24/6/2023  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Física

Curso de Licenciatura em Física

Disciplina: Metodologia em Ensino de Física para Educação Básica

Docente: Indianara Lima Silva

Discente:Jilson Santos Carvalho

A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna

A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de Física Moderna ( Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2010, 18 páginas ), dos autores Eder Pires de Camargo, Roberto Nardi e José Nivaldo Correia.

Eder Pires de Camargo, Doutor em Educação pela Universidade estadual de Campinas, Licenciado em Física, Mestre em Educação para Ciência, Docente do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista. Roberto Nardi, Licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Science Education pela School of Education da Temple University, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. José Nivaldo Correia, Programa de Pós Graduaçã em Educação para a Ciência, área de concentração Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências Brasil.

O artigo faz parte de um estudo para compreensão das dificuldades encontradas pelos alunos deficientes visuais com relação ao ensino de física para estes. Inicialmente, os autores introduzem o artigo apresentando situações e discute a respeito da inclusão de deficientes visuais. Ainda cita que atualmente a convivência harmoniosa entre pessoas com diferentes visões culturais é uma condição para o desenvolvimento social e pessoal. Nisto ele cita a escola como um dos espaços onde esta convivência deve ser propiciada por nela estar presentes indivíduos com peculiaridades e entre estes indivíduos está os deficientes visuais e o seu aprendizado de conteúdos de Física Moderna

Após isto os autores delimita o problema a ser investigado onde questiona sobre que os princípios gerais de inclusão e a satisfação dos anseios  da comunidade escolar.Eles finalizam este tópico dizendo que  não há pesquisas relacionadas com a inclusão dos deficientes cegos e com baixa visão em aulas de física até então e que a partir de 2005,  vem se realizando investigações que identifiquem as dificuldades na inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de física. A pesquisa constitui-se em duas etapas. Onde na primeira identificou-se dificuldades e viabilidades relativas aos estudantes universitários na implementação de planos de ensino para alunos com e sem deficiência visual. A outra etapa da pesquisa analisou a aplicação prática dos planos de ensino na sala de aula com alunos deficientes visuais e videntes.

Na prática desta pesquisa usou-se um colégio público na cidade de Bauru, onde quatro  grupo de estudantes professores desenvolveram um curso para trinta e cinco alunos deficientes visuais e com visão normal.

Com referência à comunicação os pesquisadores procuraram compreender as dificuldades de acessibilidade dos alunos deficientes visuais ao processo de comunicação nas aulas de física moderna. Nestas descreveram as particularidades das Estruturas empíricas da linguagem e a Estrutura semântico-sensorial. Na semântico-sensorial, analisou-se os significados vinculados às representações visuais e os indissociáveis de representações visuais. Na estrutura empírica, analisou-se o audiovisual interdependente, audiovisual e visual independente, fundamentação auditiva e o fundamento visual. Seguidamente os autores apresentam um quadro com os resultados percentuais das dificuldades encontradas e as relaciona com as particularidades das estruturas semântico-sensorial e empíricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com