TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Globalizacao

Artigo: Resenha Globalizacao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  1.426 Visualizações

Página 1 de 4

SCHILLING, Voltaire. Globalização, ontem e hoje. Disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao.htm Acesso em: 30 mar. 2014.

O texto Globalização, ontem e hoje esta subdividido em quatro partes: As Economias-Mundo antes das Descobertas; A primeira fase da Globalização (1450 -1850); A segunda fase da Globalização (1850 – 1950); A Globalização recente (pós-1989); e Desequilíbrios e perspectivas da globalização.

Na parte as economias-mundo antes das descobertas se fala da época em que foram descobrindo as Américas desde as descobertas navais, onde o autor relaciona as descobertas navais com a globalização. O autor fala que cinco economias-mundo, uma expressão de Fernand Braudel, que deve ser entendida como uma articulação econômica que produzem um caráter comercial, foram identificadas até o século XV. Uma economia era composta pelas cidades italianas de Genova, Veneza, Milão e Florença, da Europa, e mantinham laços comerciais com o Mediterraneo e o Lavante. Outra era formada pela China e regiões tributarias com a península coreana, a Indochina e Malasia. No noroeste da India estabelicia-se relações com mercadores árabes e outros portos da índia ocidental. A Africa era subdividida pelo deserto de Saara, Africa árabe ao norte com relações comercias menos intensas com os europeus e áfrica Negra ao Sul que era isolada e tinha economia totalmente voltada para si. Ainda a Azteca no México, a dos Maias no Yucatán e a inca no Peru, que eram menos conhecidas sendo auto suficientes e sem interligações.

A primeira fase da globalização foi dominada pela expansão mercantilista. Foi resultado das grandes navegações, na tentativa de encontrar uma rota para as Indias, onde mostrou o espírito dos europeus de estenderem seu poder alem mar, e alem das colônias na America e áfrica, foram fundadas varias feitorias na índia, Japão, China abrindo assim caminho para tornar o mundo um grande mercado. Com a descoberta mais tarde do continente americano criou-se comercio triangular que era realizado entre Europa, Africa e America. Com este comércio triangular nasceram os grandes impérios comerciais: Português, Holandês, Espanhol, Inglês e Francês que Estes eram governados sob o poder de Monarquias Absolutas que tinham o objetivo de acumular riqueza para se tornar mais poderoso. Esta fase termina em 1850 quando acontece a revolução Industrial, de onde então começa a segunda fase.

Na segunda fase aparece o capitalismo, onde riqueza gera riqueza. A Inglaterra industrializa-se, seguida pela França, Alemanha, Bélgica e Itália (na Europa) seguida pelos Estados Unidos e para ajudar as trocas comerciais tornand0-as mais rápidas, foi introduzida a máquina a vapor, nos transportes terrestres, comboio, por exemplo, e nos transportes marítimos, barco a vapor. Nessa época os interesses industriais se aliavam aos interesses financeiros. Os escravos deixam de ser escravos, mas passam a ser operários que trabalham muito por pouco dinheiro. Mais uma característica dessa fase é a produção em massa e ainda nessa fase, dá-se uma luta pelo capital financeiro na aplicação dos mercados, começa a haver uma procura por novas e diversas matérias primas. A posse de novas colonias torna-se o símbolo de poder da época, só a Inglaterra tinha mais de cinquenta, começa a luta pela supramacia que tem como resultado duas guerras mundiais, e é c o fim da segunda guerra mundial em (1945) que surge, uns anos mais tarde, em (1950) a terceira fase da globalização.

Ao falar da globalização recente o autor fala que no decorrer do século 20 três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista; o da contra-revolução nazi-fascista e o projeto liberal-capitalista. O primeiro momento dessa época, ocorreu a aliança entre o liberalismo e o comunismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com