TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  19/11/2018  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 2

Sesi – Portão

RESENHA DO DOCUMENTÁRIO

POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

 

29/08/2018

EQUIPE 6

Andrielly Vitoria

Jessica Gabrielli

Matheus Pacheco

Marina Moraes

Nicole Kmiecik

Thiago Vicelli

Trata-se de um documentário que contém uma crítica bastante consistente em relação ao processo de globalização atual, alertando sobre vários assuntos, tais como, consumo desenfreado,desenvolvimento tecnológico, entre outros,  de maneira que estabelece como ocorre tal globalização.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, ele ficou conhecido por destacar-se em diversas áreas da geografia, em especial, nos estudos de urbanização do Terceiro mundo. Milton interpreta a globalização como uma construção idealizada e possível, dividida em 3 pensamentos: O primeiro, seria o mundo como nos fazem vê-lo, que, é imposta principalmente, pelos meios de comunicação a todos, que procura dar ênfase, ao planeta em que vivemos como um espaço que pode ser explorado sim com o consumo. O segundo, seria como realmente vivemos, onde a minoria política que decide quem pode comer, que moeda de troca deveríamos utilizar, e com os problemas sócias, tais como, fome, desabrigo, doenças, analfabetismo, trabalho infantil, vários problemas, quase sem solução. Já o terceiro, seria o mundo como poderia ser, um mundo mais ideal, onde a mídia não é utilizada como instrumento de manipulação de informações, também o compartilhamento social virtual, aos povos que não tem conhecimento ou acesso, onde documentários por exemplo, seriam reais, e publicados pelos seus respectivos povos, tais como os indígenas.

Já na parte política, Milton fala que, a política tem por obrigação suprir as necessidades básicas da população, porem, o que temos conhecimento, é de uma discordância mundial, onde temos países extremamente pobres e sendo explorados de forma bruta pelas grandes nações, por outro lado, há outros que tem a regalia de usufruir de uma abundancia de recursos, de maneira que, os políticos incentivam as empresas á fabricarem produtos de boa qualidade nacional, para assim ser reconhecido. Com a globalização ainda atuando em nosso planeta, temos analisados alguns pontos positivos, tais como: Disseminação cultural entre diversas regiões, mercado internacional, comunicação em tempo real, por outro lado, temos também, o lado negativo: Desigualdade entre pequenos povos, ate grandes nações, culturas sendo mal interpretadas, ou ate mesmo o fim delas, estes sendo, alguns dos principais pontos da globalização.

Ademais, entendo que a globalização, é um dos processos de aprofundamento internacional de integração econômica, social, cultural, e política.

Em suma, me sinto totalmente afetado pela globalização, pela minha vida toda fui afetado, e até hoje, vem sendo assim, vemos resultado da globalização todos os dias, por exemplo, em cartazes, propagandas de marcas multinacionais, novas tecnologias trazendo muitos benefícios consigo, mas gerando malefícios ao mesmo tempo, a globalização afeta todo o cenário mundial, certamente, porem, não de maneira igualitária, temos um grande exemplo disso na desigualdade entre os países, visto que as diferenças vêm crescendo de forma significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (297.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com