TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: A GLOBALIZAÇÃO E A FRAGMENTAÇÃO SOCIAL.

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE AMERICANA – FAM

CURSO DE PSICOLOGIA

LUANA DO NASCIMENTO PRIMO

RESENHA CRÍTICA: A GLOBALIZAÇÃO E A FRAGMENTAÇÃO SOCIAL.

AMERICANA/SP

2016

LUANA DO NASCIMENTO PRIMO - RA: 20142959

RESENHA CRÍTICA: A GLOBALIZAÇÃO E A FRAGMENTAÇÃO SOCIAL.

Resenha critica apresentado à disciplina de Psicologia e Politicas Publicas, do curso de Psicologia da Faculdade de Americana-FAM, sob orientação da Professora Dra. Aline Aleixo.

AMERICANA/SP

2016

RESENHA CRÍTICA: A GLOBALIZAÇÃO E A FRAGMENTAÇÃO SOCIAL.

TENDLER, Silvio. Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá. 2006 In: Crabastos. Disponível em: <> Acesso em 23 de Out. de 2016.

O documentário “Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”, busca analisar a manifestação da globalização em meio a todas as suas manifestações expondo assim pontos que muitas vezes passaram despercebidas aos olhos da população, expondo ainda  três tipos de globalização, assim como de três mundos formados por essas vertentes de globalização, ou seja  o mundo tal como nos fazem ver, a globalização como é posta, o mundo tal como ele é, a globalização da perversidade e o mundo como ele pode ser, uma outra globalização.

Demonstrando assim que o a globalização apesar de ser criada para melhorias devido à administração que as empresas regem sobre ela esta sujeita a essa perversidade que acaba por vez sendo aceita porque as pessoas são levadas a pensar que o mundo é assim e que não existe maneira de mudar o mesmo e são então enganadas e iludidas a partir de propagandas e ideologias que no fundo tem o único papel de preservar essa desigualdade imensamente absurda, visto que somente a revolta desta população inferiorizada pela globalização teria chance de promover mudanças perante a mesma.

O documentário coloca ainda que a grande problematização é que as pessoas estão sob uma doutrina de consumismo, sendo citado que trocamos o humanismo polo consumismo como uma forma de desenvolvimento para nossa sociedade de uma forma intransigente, no entanto as pessoas não percebem seu feito por já estarem alienadas, sendo assim não têm dimensão do que estão fazendo com o mundo agindo de tal forma.

Em decorrência disso Milton Santos observa a mídia um instrumento com grande poder de controle sobre a população, sendo que a mesma controla a saída de informações e utiliza-se de seus maios para burlar as noticias dando a elas interpretações forjadas da realidade, ilidindo as pessoas com inúmeras propagandas e ideologias expostas a todo momento, tornando-se assim uma intermediaria da globalização.

É perceptível em vários momentos do vídeo a desigualdade gerada m meio a esse contexto onde notasse que pessoas que estão em questão de vulnerabilidade saem sempre perdendo em quesitos que são até mesmo básicos e de prioridade para vida como comida e até mesmo agua tudo em prol da população que se postula acima por questões de poder regidos pelo grande problema de uma globalização perversa, mantida por uma população extremamente consumista, o que trás átona sempre a questão de mudança de que as coisas vão melhorar um dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com