TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gerente-Minuto

Por:   •  24/9/2015  •  Resenha  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

O livro conta a história sobre um rapaz que estava insatisfeito com os modelos de gestores e gestão que conhecia, aqueles velhos modelos padrões que sempre ficavam entre “autocratas”, aqueles que eram conhecidos como gestores “durões” ou os “democratas”, aqueles que eram conhecidos como gestores “bonzinhos”. Porém, mesmo nessas duas alternativas, ele observou que em um caso a empresa ganhava e os colaboradores perdiam e no outro os colaboradores pareciam ganhar enquanto a empresa perdia e então decidiu buscar algo novo, um conceito que fosse diferente de tudo isso, onde todos pudessem vencer tanto a empresa como seus colaboradores. Certo dia, por uma jogada de sorte descobriu rumores de um Gerente que numa cidade próxima tinha um modelo que funcionava, que poderia ser o diferencial que ele buscava tanto e assim foi. Ao conhecer o Gerente minuto e os colaboradores daquela organização percebeu 3 conceitos de gestão que mudaram sua vida e a capacidade que esse conceito tem para trazer resultados surpreendentes com uma simples metodologia. Esses três conceitos são Objetivos-minutos, Elogio-minuto e Repreensão-minuto. A palavra “Minuto” representa a importância do tempo, o quanto esse conceito é eficaz e é necessário ser feito em pouco tempo, sem rodeios e planejado com antecedência.

O Objetivo-minuto é uma forma para que o colaborador saiba quais são seus objetivos na empresa, suas maneiras de alcançar. Para isso acontecer com eficácia eles mesmos desenvolvem seus objetivos, pois quando desenvolvido dessa forma aumenta se o interesse, o comprometimento e o acompanhamento pelo objetivo. Fazer um colaborador participar do próprio processo facilita quando surge algum “problema” porque na maioria das vezes as pessoas desmotivadas ou desinteressadas costumam delegar a função da resolução do “problema” para uma pessoa responsável, sendo que a elaboração do “Objetivo-minuto” é uma forma de praticar a pro atividade onde o colaborador se prontifica, começa a raciocinar como resolver esse problema sozinho, instigando o seu próprio desenvolvimento e comprometimento. Além disso ocorre também uma auto avaliação para medir seu comportamento com seu desempenho, pois durante o desenrolar da criação dessas estratégias é inevitável auto avaliar-se para saber se está indo para o caminho certo ou não.

Quando dá certo ou errado o processo para que esses objetivos sejam alcançados, entram os dois últimos conceitos principais nesse modelo de gestão, o “feedback” dessas ações tanto positivo como o negativo, também chamados de “Elogio-minuto e Repreensão-Minuto”. O Elogio-minuto consiste no feedback positivo, dizer com antecedência e de surpresa como o colaborador está se saindo, elogia-lo na mesma hora e fazer um contato físico para estabelecer confiança, assim como na conclusão do livro o autor usa uma metáfora relacionando para maior entendimento da situação, de quando uma criança começa a falar, quando a criança diz a primeira palavra os pais demonstram como ficaram felizes com a primeira palavra e lhe dão um abraço. Esse contato físico representa confiança, consideração e respeito. Ao mesmo tempo esse contato físico e outros procedimentos citados são também utilizados na “Repreensão-minuto”. Por mais que tenham esses pontos semelhantes a “Repreensão-minuto” é o “feedback” negativo, o oposto. Repreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com