TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Metodologia Científica

Casos: Resenha - Metodologia Científica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

1. DESENVOLVIMENTO DO TEMA

O tema escolhido é o início do projeto de pesquisa. Geralmente essa temática é definida pelos departamentos ou institutos (no caso das universidades), a partir da proposta pedagógica dos cursos (DENCKER, 2007).

O trabalho acadêmico tem como objetivo didáticas e propedêuticas, o tema a ser escolhido deve ser conceituado de maneira positiva sendo ele de bibliografia ou de campo é necessário que o seu autor tenha aprendizagem dos métodos utilizados na pesquisa. Por isso quando escolhido o tema é dado preferência a temas já abordados por outros, facilitando ao aluno a pesquisa de materiais para elaboração de seu trabalho (SEVERINO, 2000).

O tema escolhido para ser desenvolvido deve ser de agrado do autor e que traga algo positivo a sociedade e ao saber. Sua proposta deve haver condições de ser executada em termos de tempo, condições e recursos. Contudo a escolha do tema deve obedecer a objetivos básicos: gostar do assunto, ter acesso às informações e dados necessários, ter tempo e outras condições materiais necessárias e que tal seja de interesse social (PARRA FILHO; SANTOS, 2003).

1.1. Análise Crítica

2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução (CERVO; BERVIAN, 2006).

Para conseguir formular um problema o investigador deve ter conhecimento no que pretende investigar, realizando antecipadamente uma pesquisa investigatória para buscar ampliar o seu conhecimento. A busca deve ser efetuada na literatura que existe sobre o assunto e procurar a interação com pessoas que dominam a área e o fenômeno (DENCKER, 2007).

Previamente a elaboração do trabalho deve ser obtido uma ideia clara sobre o problema a ser resolvido. Exige-se um maior conhecimento da problemática do trabalho específico relacionado ao tema abordado, com isso será implícito a natureza do trabalho, sendo ele seu método de pesquisa e de reflexão a serem utilizados ao decorrer do trabalho (SEVERINO, 2000).

2.1. Análise Crítica

3. OBJETIVOS DA PESQUISA

O objetivo geral procura dar uma visão geral sobre o assunto a ser pesquisado, dessa forma o pesquisador deve mostrar a importância do assunto a ser pesquisado, tendo conhecimento do mesmo e sua temática em geral. O investigador deve mostrar a importância do trabalho a ser desenvolvido e sua contribuição ao aumento do conhecimento sobre o tema, já o objetivo científico mostra-nos o ponto central do trabalho, ou seja, dentro de uma ideia geral do trabalho deve ser mostrado a ideia específica do mesmo. (PARRA FILHO; SANTOS, 2003).

Objetivo geral identifica de forma clara e objetiva o propósito do estudante em realizar a pesquisa, sendo estes propósitos acadêmicos. No objetivo específico é preciso aprofundar as intenções citadas nos objetivos gerais (CERVO; BERVIAN, 2006).

Os objetivos devem ser claros e diretos sobre o aspecto da problemática que constitui o interesse central da pesquisa. Esse objetivo é formulado em um parágrafo ou uma linha (DENCKER, 2007).

3.1. Análise Crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com