TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Metodologia

Por:   •  17/6/2017  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE LETRAS

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA

GRUPO DE ESTUDO

PROJETO INOVAR + (CAPES-FUNARBE)

Bolsista: Maria Nazaré Cunha

Resenha texto 3: ARAÚJO, . e COSTA, J. S. G. Compreender: Reflexões Bourdieusianas Sobre a Interação de Entrevista. Revista Inter-Legere, 2014.

Os autores Jair Araújo e Joice Suely Galvão da Costa abordam nesse texto o trecho correspondente às páginas 693 a 731 do livro “A miséria do Mundo” do sociólogo Pierre Bourdieu.

Nele os autores expressam alguns conceitos de Bourdieu  sobre a importância da relação que se estabelece com o objeto durante uma entrevista e a atenção e sensibilidade que o autor deve ter para com o  entrevistado, afim de conseguir apanhar as informações que lhe são pertinentes.

Segundo o texto Pierre Bourdieu ressalta que a relação que se da durante a pesquisa, também, é uma  relação  social que há uma relação de poder entre o entrevistador e o entrevistado. Relação essa que reflete na interação dos atores durante a pesquisa e na pesquisa de forma geral.

A fim de ter maior controle de a situação Bourdieu diz ser necessário que os cientistas trabalhem para que a relação de poder existente tenha menor impacto possível sobre o objeto e a pesquisa.

Para o pesquisador alcanças esse objetivo, Bourdieu discorre sobre algumas ferramentas como a “escuta ativa metódica” que tenta alcançar o “limite ideal” de uma entrevista, controlando os níveis linguísticos, dando atenção à proximidade social do entrevistador e do entrevistado e exercendo sempre a reflexividade para com o outro. Isso para que haja compreensão maior do objeto, um olhar de empatia.

A construção deste modelo próximo de um ideal de entrevista é caracterizada, nesse texto,  como essencial. A ideia é provocar empatia e segurança no objeto para que assim ele possa fazer reflexões verbais para além do cotidiano, que fale dele, sua história e pensamentos, trazendo à tona as questões realmente relevantes e verdadeiras para a pesquisa, enquanto isso o pesquisador estaria mostrando-se interessado e provocativo.

Desta forma, tudo isso só é possível a partir do uso do questionário aberto/semi - estruturado (sem indução ou limites nas repostas) e da reflexividade (colocar-se no lugar do outro, “disposição acolhedora”).

Por fim o texto trás duas ”categorias de preocupação” sobre o que foi ouvido, transcrito e tornado de livre acesso. A primeira diz respeito a responsabilidade de transcrever exatamente aquele momento, coisas que vão para além de áudios e anotações; a segunda diz respeito às “leis de legibilidade”, ou seja, é importante que o público consiga entender sobre o que ela é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com