TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Este resumo tem o intuito de explicar de maneira sucinta a vídeoaula “Metodologia da Pesquisa em Ciências da Educação” da Professora Me. Michelle Fernandes Lima. Sua aula tem como eixo central dialogar sobre a iniciação à pesquisa educacional, com a finalidade de levar o sujeito a refletir sobre a pesquisa no curso de pedagogia, bem como as diretrizes para a elaboração da mesma desde a leitura, a escrita de textos científicos.

Logo, o vídeo enfatiza possíveis ferramentas necessárias para que o pesquisador extraia o melhor proveito da leitura dos materiais científicos e posteriormente desenvolva análises e interpretações do texto estudado com foco no roteiro de análise textual proposto por Severino (2007) sendo estes: a análise textual, a análise temática, a análise interpretativa a problematização e a síntese pessoal, fatores essenciais para o estudo de textos científicos.

Descreve-se também, ao longo da vídeoaula que a leitura científica e todo conteúdo da sua estrutura organizacional requer habilidades pedagógicas e ou metodológicas específicas por parte do pesquisador, uma vez que o mesmo necessita desvendar as entrelinhas do texto e ter um amplo conhecimento científico sobre outros textos que trate do mesmo tema.

A vídeoaula discorre ainda de modo a nos apresentar os conceitos de pesquisa em ciências da educação bem como a relação entre a pesquisa na educação básica e a pesquisa cientifica na graduação, busca também apontar orientações quanto à valorização dos conceitos chaves presentes nos textos científicos. Além disso, relata que a escrita de pesquisas científicas seja resenha, artigo, resumo entre outras modalidades textuais dependem especialmente das normas técnicas e científicas até então apresentadas no decorrer do vídeo.

Observa-se assim, que o objetivo central desta vídeoaula é debater a abrangência da pesquisa educacional no Brasil bem como responder questões inerentes ao tema a exemplo do que é pesquisa? Quais conhecimentos que são necessários para a elaboração de uma pesquisa? Quais as principais orientações para uma leitura e escrita de textos científicos? Dentre outras inquietações que nos leva a perceber o quanto o trabalho cientifico é fundamental no processo de formação do pedagogo por exigir que o sujeito repense sua forma de ler e escrever textos científicos.

Sendo que, para se chegar a este estágio é necessário resguardar de um tempo específico para estudo, além de frequentar um ambiente propício ao aprendizado de forma que se aproprie do conhecimento e desenvolvam capacidades cognitivas de analisar, sintetizar e planejar, bem como sugere a professora Michelli ao alertar que é necessário aplicar os métodos e técnicas ideais na produção de trabalhos científicos evitando assim, principalmente o plágio.

Assim sendo, o vídeo tem como conteúdo principal a epistemologia do conhecimento científico em educação expondo ao longo do seu percurso orientações de como produzir cientificamente e atentar-se as normas da ABNT em especial o uso de citações e referências para que se possa sistematizar e aplicar as exigências indispensáveis que pesquisas cientificas realizadas na esfera acadêmica ensejam. Sobretudo na educação superior na qual o sujeito pesquisador deve apropriar-se das dimensões epistemológica, metodológica e técnicas para que se possa assumir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com