TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Metodologia Da Educação

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Metodologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha de “Novos tópicos na história da educação infantil no Brasil”

Com a Proclamação da República em nossa nação, o objetivo era proporcionar para cada cidadão que seus interesses sociais, econômicos e educacionais fossem supridos quer pelo Estado ou mesmo por empresas privadas.

Com o desenvolvimento industrial e o avanço no mercado de profissionais qualificados ou não, muitas mulheres surgiram como mão-de-obra para suprir a indústria. Nesse momento foram surgindo as primeiras creches e pré-escolas . Já que as empresas que tinham como responsabilidade proporcionar as mulheres trabalhadoras, creches e pré-escolas, não o faziam e o Estado não conseguia fiscalizar, a lei não avançou.

Na década de 70, a lei foi renovada e houve a necessidade de construção de creches para que a mulher se inserisse efetivamente no mercado de trabalho para o aumento da renda familiar.

Através de movimentos trabalhadores e feministas conseguimos esclarecer a desigualdades sociais e até mesmo culturais, para que o Estado pudesse tomar medidas para cobrir está lacuna deixada pela ditadura.

Muitos fatos, políticos, econômicos, militares e sociais tentaram uma evolução a pequenos passos. Eram muitos os movimentos, quer pelas mães que precisavam trabalhar, negociações trabalhistas, elaboração da Constituição. Nesse período ficaram conhecidas as “educações informais” como lares vicinais, creches domiciliares, com programas de assistências de baixo custo, inadequadas e não suprindo as necessidades essenciais tanto da criança, da família e da sociedade.

Com a Constituição de 1988 a educação foi reconhecida como um direito da criança e expandiram o número de escola assim como investimento nos profissionais da área, lembrando que o educador precisa se conscientizar que seu trabalho tem uma função social.

Na década de 90, com a LDB a educação infantil é reconhecida como etapa inicial da educação básica, valorizando a criança e a cultura, definindo formas de organização e práticas pedagógicas para um desenvolvimento cognitivo contínuo da criança.

Todas as etapas da educação brasileira descritas acima, não conseguem traduzir todas as necessidades em cada fase do desenvolvimento industrial brasileiro. Nosso país pouco faz para que a Educação e a Saúde saiam da linha tênue de um subdesenvolvimento cultural e educacional. Muitas vezes penso que não faz parte do objetivo de nossos governantes formarem um cidadão participativo e consciente na sociedade em que vive. Somos um país gigantesco, com contrastes culturais muitas vezes ignorados pelos políticos e até mesmo pelos educadores de grandes centros econômicos.

A educação tem que ser aperfeiçoada em todos os estágios do aprendizado, desde a educação infantil até a conclusão do ensino médio, para que cada indivíduo tenha a oportunidade de se tornar um profissional atuante e inovador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com