TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA METODOLOGIA

Por:   •  11/12/2018  •  Resenha  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

A citação na escrita acadêmico- cientifica de estudantes universitários: Da paráfrase ao plágio.

BESSA, José Cezinaldo Rocha¹; BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos²; NASCIMENTO, Ilderlândio Assis de Andrade³.  

1.Credências dos autores

                José Cezinaldo Rocha Bessa: Graduado em Letras/Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Estudos da Linguagem, na área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado Acadêmico, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e doutorado. Foi o idealizador e é o atual editor-geral da revista Diálogo das Letras. É membro do Conselho editorial das Edições UERN. Concentra interesse pelos estudos na área de Letras, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Língua Portuguesa, dedicando-se especialmente a estudos informados pelas seguintes temáticas: gêneros do discurso, produção textual, ensino de língua materna, dialogismo, discurso citado, voz autoral, plágio, escrita e comunicação científica.    

Rosangela Alves dos Santos Bernardino: Graduada em Letras/Português (2006) pelaUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, ministrando disciplinas na área de Linguística. Desenvolve estudos com foco centrado especialmente na Análise Textual dos Discursos (ATD), em interface com Teorias Enunciativas, interessando-se principalmente por temas como: texto, discurso e construção de sentidos, gêneros discursivos/textuais, gêneros/textos acadêmico-científicos, discurso citado, reformulação e paráfrase, responsabilidade enunciativa e autoria, produção e ensino de textos na universidade, ensino de língua portuguesa, livro didático de língua portuguesa.

        Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento: Bolsista de Instituição Cientifica do Concelho Nacional de desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Graduado em letras) /português da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Pesquisa em Produção de Ensino do Texto (GPET). Pau dos Ferros, RN, Brasil.

         

  1. Resumo da obra

O artigo é constituído de textos escritos como monografias de estudantes do curso de letras, onde foi utilizado o uso de citação em seus textos, mostrando o grau de dificuldade do uso da citação e do parafraseamento dos mesmos, também foi analisado que o plagio esta presente de forma camuflada, seja por falta de conhecimento dos acadêmicos ou pelo uso da má fé. Contudo o uso do parafraseamento vem mostrando a dificuldade dos alunos para a reformulação dos textos onde é usado o nome do autor, porém o acadêmico não tem o cuidado devido em usar suas próprias ideias e palavras e utilizam-se das palavras do texto fonte e consequentemente não utilizam as aspas que são necessárias.

   Diante do presente estudo sobre o debate ao plágio a citação na escrita acadêmica torna um desafio para os pesquisadores e produtores de textos que em sua iniciação com pouca experiência e falta de conhecimento como também falta de uma boa orientação docente recorrem de forma trivial para a reprodução de textos, não tendo o devido zelo em seu discurso direto tanto quanto a reprodução leal das palavras já ditas anteriormente por outo autor. Essa tendência também pode aparecer camuflada em forma de citações.

      Essa conclusão aponta que os professores de ensino superior, orientadores e os responsáveis pelas análises de textos acadêmicos fiquem mais atentos na hora da correção e orientação dos textos de seus alunos, para que os mesmos não caiam na tentação que por muitas vezes acontecem pelo nervosismo e por medo de não saberem fazer seus trabalhos acabam por apropriar-se de textos e ideias aleias.

  1. Conclusão

  De um modo geral os autores se baseias em alguns estudiosos para formatar suas conclusões e mostrar suas ideias que nos fazem lembrar que a decisão de adotar uma postura critica procurando a verdade e valorizando uma decisão livre do autor.

   Os autores evidenciam a falta de preparo dos estudantes universitários no que se refere à ação mais complexa de usar o diálogo com o autor em seus textos acadêmicos, talvez pelo medo de dar continuidade ao texto e se perder com as palavras mudando assim o sentido real do texto. Talvez quando se começarem a entender que os pesquisadores menos experientes precisam de uma atenção diferenciada dos professores em relação ao preparo de  trabalhos acadêmicos Muitos veem isso como um bicho de sete cabeças e logo já ficam apreensivos e com medo certamente pela falta de preparo que tem que vim de um professor, com isso passarão a fazer uso mais consciente das palavras do outro e a escreverem textos acadêmico  mais comunicativamente claros e bem sucedido, torando-se mais produtivamente sua forma de  saber produzido.

  1. Crítica da resenha

O plágio pode ser considerado pelo uso ou apropriação de uma ideias ou obra literária, livros, artigos, revistas além de outros, onde o escritor não dar o devido credito ao autor original.

  Hoje com a facilidade dos meios de comunicação, a internet por exemplo é alvo muito usado pelos alunos para fazer pesquisas, para a realização de trabalhos acadêmicos, contudo alguns usas essa ferramenta com má fé e acabam utilizando-se de forma inapropriada de textos recorrendo ao plágio, não tendo o devido cuidado de fazer uma leitura do texto e aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto e utilizar suas próprias ideais. Porem isso é um ato que deveria ser cobrado desde o ensino médio, para que os alunos aprendem a lidar com textos desde o inicio e não somente no ensino superior, onde os trabalhos acadêmicos são cobrados com mais rigidez desde ao uso das normas da ABNT, quanto ao uso da escrita de forma clara e objetiva e que não é apropriado utilizar trechos de textos de outra pessoa sem a devida citação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (102.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com