TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Metodologia e Pesquisa

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 3

1ª RESENHA

        

METODOLOGIA E PESQUISA

http://www.saoluisead.com.br/curso/239/educacao-politica-e-sociedade

http://www.unaerp.br/pesquisa-e-desenvolvimento

http://www.unaerp.br/documentos/1358-guia-de-bolsas-iniciacao-cientifica/file

  1. REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS

Marcia Siécola - Mestrado em Educação; Especialização em Gestão, Inovação e Docência na Educação à Distância; Especialização em Formação Docente em EAD; Especialização em Metodologia do Ensino Superior; Graduação em Pedagogia.

  1. RESUMO

O estudo se originou pela controvérsia entre Ciências, Pesquisa e a Metodologia nos estudos acadêmicos e na dificuldade em desenvolver a construção do conhecimento, elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa.

O aluno muitas vezes inicia sua vida acadêmica com a concepção de ensino “engessada”, aceita passivamente o que está sendo ensinado sem questionar.

Existe uma distorção no entendimento do que é a Metodologia Científica, levando alguns alunos a restringirem está matéria a apenas uma técnica de elaboração de trabalho acadêmico, desvinculando das outras matérias do curso.

O proposito da ciência é desvendar a realidade, começando sempre por estabelecer o fato, sendo este o ponto de partida e chegada.

O método é sistemático pois baseasse em ideias ligadas entre si, que, utilizando esse método, a aula passa de apenas teoria para o aluno praticar, para um ambiente problematizador que incita a pesquisa, agregando novas atitudes e comportamentos de criadores.

A metodologia é a técnica de como se chega a um ponto estipulado, sendo que, por si só não tem sentido, mas é indispensável quando na produção de um trabalho cientifico.

Portanto, a ciência constitui o fato, a pesquisa o processo e a metodologia a organização do estudo.

Importante salientar que podemos chegar em resultados diferentes, ou até mesmo a nenhum resultado, quando usamos métodos diferentes.

  1. APRECIAÇÃO

A Metodologia Cientifica vem como uma ferramenta para auxiliar o estudante na organização do conhecimento, na analise de diversos trabalhos científicos, avalia-los em suas limitações ou distorções, criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.

O aluno “abre um leque de oportunidades”, informações pautadas em pesquisas e estudos, onde comparadas e questionadas, ele terá suas conclusões sobre determinado fato, sempre em busca da veracidade.

Baseando-se na racionalidade, passível de serem comprovadas, e na objetividade, mantendo o foco do que quer estudar, tendo a dúvida, o questionamento como inicio para o trabalho.

  1. CONHECENDO A UNIVERSIDADE

        Uma pequena demonstração de algumas trabalhos que a UNAERP proporciona a seus alunos, e com o proposito de mais uma fonte de construção do conhecimento é através do desenvolvimento de pesquisas científicas, proporcionando inclusive bolsas de pesquisa, que são exclusivos para alunos da UNAERP. Segundo site da Unaerp, a mesma dispõe de infraestrutura, quadro de pesquisadores de alto nível e busca fontes de recursos junto a principais órgãos de fomento do País (CNPq, CAPES, FAPESP, Finep, Petrobras, Embrapa, Fundação Fernando Lee, Funadesp).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (100.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com