TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Políticas públicas Em Turismo

Exames: Resenha Políticas públicas Em Turismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE CUIABÁ - FAUC

CURSO DE TURISMO

Resenha crítica

ANTONIA PRADO SIQUEIRA

POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO NO BRASIL

Cuiabá-MT

2014

ANTONIA PRADO SIQUEIRA

RESENHA CRÍTICA

POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO NO BRASIL

Resenha crítica apresentada à Disciplina de Políticas Públicas e Turismo do Curso de Turismo da Faculdade Cuiabá, como requisito parcial de avaliação da disciplina.

Docente: Profª Me. Silvana Maria de Moraes Abdalla

Cuiabá-MT

2014

1 CREDENCIAIS E OBJETIVOS DA AUTORIA

Artigo: Carvalho, Alan Francisco de. POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO NO BRASIL. Sociedade e Cultura [On-line] 2000.

O autor é Mestre em Sociologia pela Universidade Kliment Okhridski, Sofia/Bulgária. Professor e coordenador da Graduação em Turismo na Faculdade Cambury, em Goiânia e Presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás.

O artigo analisa o turismo como objeto de interesse do Estado, buscando identificar a situação do poder público na elaboração das políticas voltadas para o planejamento e a gestão de atividades turísticas no Brasil.

De relevante importância como pesquisa, o trabalho contribui com o meio acadêmico ao ilustrar a evolução das políticas públicas no Brasil desde o início até 2000, ano em que foi publicado.

2 RESUMO DA OBRA

Em “POLÍTICAS PÚBLICAS EM TURISMO NO BRASIL” (Revista Sociedade e Cultura, 2000), o autor avalia as políticas públicas brasileiras para o setor de turismo, tratando este como objeto de interesse do Estado.

Em sua Introdução, o artigo cita Rua (1998), partindo da “constatação de que as sociedades contemporâneas têm como uma de suas principais características a complexidade, que se expressa na diversidade e adversidade na constituição e relação de, e entre os grupos sociais, quando, então, tornam-se comuns os conflitos sociais”.

Alan Francisco de Carvalho justifica a posição do Estado, como árbitro e mediador das relações conflitantes entre os grupos, fazendo referência a O’Donnell (1980, p. 80), “enquanto fiador da sociedade capitalista, o Estado é o articulador e organizador da sociedade, independente de sua condição de suporte coator da vigência de certas relações de dominação”.

A definição de Rua (1998, p.232), é usada também para definir política como “o conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos”, e políticas públicas como a relação do Estado com a sociedade civil no que se refere à distribuição de bens públicos na sociedade. Ou seja, “compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores tendo como uma de suas características principais o fato de que são decisões e ações revestidas da autoridade soberana do poder público” (p. 232).

De acordo com essas definições, as políticas públicas são ações institucionais do Estado amparadas legalmente por programas, projetos, planos, metas e orçamento. Através de suas agências, o Estado promove as políticas públicas que busca realizar dentro de um determinado sistema de relações e organizações políticas.

Definido política pública, o autor discorre brevemente sobre o início do turismo como atividade econômica organizada, o grande salto promovido pelos avanços nos transportes e comunicações, obtidos com a Revolução Industrial e a redução da jornada de trabalho, que aumentou o tempo livre e contribuiu para o desenvolvimento do setor.

Citando Arendit, (1999, p. 17), o artigo define turismo como um “fenômeno que ocorre quando um ou mais indivíduos se transladam a um ou mais locais diferentes de sua residência habitual por um período maior que 24 horas e menor que 180 dias, sem participar nos mercados de trabalho nos locais visitados”, e chega à definição de políticas públicas em turismo como “o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores” amparados legalmente nos programas, projetos, planos, metas e orçamentos dos poderes públicos (federal, estadual ou municipal) referentes ao turismo.

O autor relata as dificuldades de implementação das políticas públicas em turismo, devido ao fato de serem multissetoriais e abrangerem um amplo conjunto de atividades, e destaca a importância de políticas públicas em setores como a infraestrutura, desenvolvimento regional, emprego e renda, preservação ambiental e do patrimônio histórico-cultural, que fortalecem o turismo.

Na sequência, o artigo apresenta a história das políticas públicas em turismo no Brasil. Citando Cruz (2000) e Ferraz (1992), além de tomar como critério a emissão de diplomas legais, é feita uma periodização da história dessas políticas.

O primeiro período, denominado “pré-história” jurídico-institucional das políticas nacionais de turismo, teve inicio com o Decreto-lei 406, de 4 de maio de 1938, art. 59, que dispõe sobre a venda de passagens aéreas, marítimas e terrestres, indo até 1966, quando ocorre a promulgação do Decreto-lei 55, de 18 de novembro de 1966, que institui a Política Nacional de Turismo. Antes disso, foi criada a Divisão de Turismo, setor do Departamento de Imprensa e Propaganda, vinculado à Presidência da República, mas ainda não havia programas e, portanto, não havia políticas públicas para essa Divisão.

Entre os anos de 1956

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com