TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Ao Turismo..Resenha-Carla Pereira

Dissertações: Introdução Ao Turismo..Resenha-Carla Pereira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 5

Módulo 1- aulas 1 e2

A necessidade de se locomover já existia desde da origem humana,por vários motivos,dentre eles podemos destacar:A caça e a busca pelo lazer.

O turismo apresentou-se como uma atividade econômica organizada nos meados do séc. XIX .Mas seu desenvolvimento só aconteceu nos anos 50.Alguns fatores como:o aumento do tempo livre da população ,a melhoria dos meios de transportes,o fim da 2º segunda guerra mundial e outros fatores que trouxeram outros benefícios para população.

Nos tempos atuais o turismo é reconhecido como um grande fenômeno ,segundo a OMT,o crescimento econômico mundial neste setor superou as expectativas,no ano de 2006 em relação ao ano de 2005.

Mesmo com algumas crises mundiais,como o atentado terrorista que aconteceu em 2001 nos EUA,o turismo se apresenta como uma das mais importantes atividades econômicas mundiais,ficando entre os cinco principais itens geradores de receitas de divisas.

A Valorização do turismo no Brasil,só aconteceu na década de 90.Um marco para essa mudança é a Política Nacional de Turismo,criada no 1º mandato do ex- presidente da república Fernando H. Cardoso.Outros fatores que contribuíram para tal mudança,podemos destacar:O controle da inflação e os investimentos em propagandas em nível internacional para divulgar o Brasil,para desperta o interesse nos turistas.

Entretanto, para uma localidade se tornar emissora e receptora do turismo ,o grau de desenvolvimento tem que estar equiparado ao crescimento da região.Levar em conta os aspectos físicos ,demográficos ,o grau de desenvolvimento econômico e a renda disponível da população ,são alguns fatores que tem que ser observados e analisados.

O Brasil teve como principais emissores de turistas nos anos de 2005/2006 os seguintes países:Argentina,EUA,Portugal,Itália,Uruguai,Alemanha,França,Espanha,Paraguai e Inglaterra.Devemos observa que apenas três deles estão situados na América do Sul.Pois a América do Sul ainda não possui um amplo mercado consumidor que promova maior desenvolvimento do fluxo do turistas no seu próprio continente.Temos que destacar que nos últimos 10 anos,o número de chilenos no Brasil dobrou.As cidades mais visitadas no Brasil,são as cidades do rio de Janeiro,quando o motivo é o lazer e a cidade de São Paulo quando as viagens são de negócios.

Uma região que tem uma grande movimentação de turista só tem a lucrar.A vinda de um turista para uma determinada localidade ,movimenta o setor econômico,já que com os gastos do turista como sua alimentação,hospedagem e lazer resulta em lucros que abrange os mais diversos setores da economia.

É interessante destacar que o Brasil que possui atrativos naturais e culturais está em desvantagem em relação a outros países que não possuem nem um terço que o Brasil tem a oferecer .Como o que o Brasil gera de receitas com o turismo ainda é muito inferior.Alguns fatores que afastam os turistas do nosso país,não são novos.Os fatores que podemos destacar são:A falta de segurança,vôos diretos,infra-estrutura precária ,e a baixa qualidade dos serviços dentre outros.Mas mesmo com todas essas deficiências o Brasil ocupou o 36º no lugar do ranking dos destinos mais procurados,segundo dados da OMT em 2005.Para mudar o panorama,muitos municípios estão investindo mais no setor turístico.Como essa atividade é extremamente lucrativa,os municípios estão se reorganizando,fazendo planejamentos com especialistas .Explorando de forma correta,atrativos naturais e culturais que o seu município tem a oferecer.Entretanto, o turismo é uma atividade complexa que envolve várias ciências,por esse motivo o Turismo não tem um método próprio de pesquisa.Para obter um melhor conhecimento , algumas áreas de estudo estão interconectadas com o Turismo.Podemos destacar a : Economia,Sociologia,Geografia,Antropologia,Estatística,História,Direito,Informática,Comunicação,entre outras.Sendo assim,o Turismo movimenta mais de 50 itens da economia brasileira,que diretamente recebem o impacto da demanda turística. Portanto cabe ressaltar que um profissional do Turismo deve manter-se atualizado ,tendo um estudo contínuo,para obter um melhor entendimento. Como o Turismo é uma atividade que engloba várias disciplinas ,um estudioso desta disciplina deve se manter sempre atualizado,para melhor compreender como os diversos fatores influenciam na dinâmica da atividade,não se limitar apenas a só uma disciplina,pois assim seu estudo ficará limitado.O Turismo é uma atividade que oferece desenvolvimento pois gera emprego,movimenta o setor econômico e social do país.

Módulo 2-aulas 3 e 4

Segundo dados históricos ,os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com