TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Pro dia Nascer Feliz.

Por:   •  26/6/2016  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 2

O filme mostra a dura realidade das escolas brasileiras, mostrando a diferença que há entra cada uma delas de estado para estado.

Mostra a dificuldade de uma jovem para chegar na instituição em que estuda, que fica na em uma cidade pequena em Pernambuco, além de sofrer com a falta de confiança de uma professora que não acredita na sua habilidade de escrever poemas.

O filme vai passando por outras escolas também com uma dura realidade, mostrando assim outros problemas existentes na realidade escolar como: a violência (inclusive envolvendo assassinatos), a falta de professores, problemas pessoais e familiares que são refletidos de forma negativa na escola.

Mostra também a realidade das escolas de classe média alta, mas que também tem seus problemas, que claro são bem diferentes das outras, com alunos estressados pela falta de compreensão dos pais ou amigos, e até mesmo de uma luta interna com o que acha que é certo mas que pode estar prejudicando sua vida pessoal, onde por estudar num excelente colégio você tem que ser o melhor aluno, pois é cobrado pelos seus pais, pelo colégio e por si próprio.

Mesmo com toda diferença e possível tirarmos algo em comum dessas escolas, a qual o problema não só se apresenta nas escolas mostradas no filme mais acontece praticamente em toda instituições do Brasil. Essa questão perceptível no filme e na nossa realidade seria a falta da presença dos pais na participação pedagógica da escola, e quando estes aparecem de alguma forma presente, a maioria das vezes e para exigir mais dos filhos sem levar em consideração outros fatores.

As instituições de ensino tem que atentar para seus erros, pois e nela que se começa a mudar as atitudes de um jovem rebelde e muitas vezes até violento, em um ser que pode vencer na vida por seus próprios méritos sem tirar vantagens de nada nem de ninguém.

É muito importante que a família também seja integrada nesse contexto, pois as vezes em casa é que esta os maiores problemas, pois em escolas que não tem suporte nenhum para estar funcionando você pode encontrar alunos brilhantes que muitas das vezes apesar da pobreza em que se encontra tem uma base familiar sólida que coloca o ensino acima de tudo, já em escolas que tem toda tecnologia você pode ter alunos problemáticos , as vezes pela omissão dos pais ou mesmo da educação passada por seus professores onde eles exigem demais sem se importar com que o aluno esta passando.

Acredito que as mudanças começam por ai, através de uma base familiar forte, e de uma instituição de ensino que trate seus alunos, como pessoas que querem aprender mas aprender com felicidade e gosto, que talvez assim essa dura realidade tenda a melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com