TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pro Filho Nascer Feliz

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Pro Filho Nascer Feliz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

“PRO DIA NASCER FELIZ”

Este documentário, dirigido por João Jardim, nos mostra que nas regiões citadas pelo diretor, há diversas situações que envolvem o meio cultural, social e econômico dentro da nossa educação escolar. Porém, esses problemas encontram-se presentes em várias regiões do país diferenciando-se apenas o ponto de vista cultural de cada uma delas.

Em relação aos professores trabalhando em condições precárias, como mostra em Pernambuco – Manari, com a falta de verbas e materiais nas escolas, e no Rio de Janeiro – Duque de Caxias - e de São Paulo – Itaquaquecetuba- que nos traz a falta de interesse do aluno, estimulando a violência, gerando a falta de respeito.

Nas escolas de Itaquaquecetuba e no Alto de Pinheiros, em São Paulo a realidade era diferenciada.

Em Itaquaquecetuba, a pobreza era um caso sério, isso ficou claro com o discurso de uma aluna dizendo que não poderia ser realizada uma organização de um cinema ou teatro na escola, já que os alunos não poderiam contribuir com uma determinada quantia para poder participar do evento. Já em Alto de Pinheiros tratando-se de uma escola de classe social alta, existem problemas relacionados ao stress e a solidão, assim como em qualquer classe social, com o relato da aluna dizendo que sofria com a discriminação de outros alunos, porque era muito estudiosa.

A escola Levi Carneiro, também em São Paulo, supostamente uma escola de classe média baixa, um dos grandes problemas é a violência inserida pelo tráfico de drogas, assim influenciando alunos, as descrições de cada um deles é impactante. Meninas perdendo sua infância, engravidando no período da adolescência, jovens que estão nas escolas sem foco nos conteúdos, que matam por qualquer motivo.

Em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, conclui como são importantes as atividades aplicadas em sala de aula. Apesar de ser um bairro submisso, onde impera a violência, exemplo dado pelo aluno Douglas, ao dizer “Pô eu acho maneiro o cara tá no baile e tá com a arma”, porém ele não é uma pessoa de caráter ruim, acredito que a influência do Centro Cultural da escola ajudou a conservar o comportamento que era dele mesmo, levando ele á entrar no Exército Brasileiro, sendo assim o apoio educacional faz sim a diferença.

Esse documentário nos leva a confirmação de que o Brasil precisa investir mais na educação, mostra que há diferenças e que a aceitação do que acontece é fora do normal.

Assim como vimos no inicio do documentário, com a professora relatando a ação de Frei Caneca em lutar por condições melhores, mas infelizmente, acabou sendo condenado a morte. Precisamos eliminar os problemas verdadeiros e não eliminar quem realmente luta por eles.

Site: www.youtube.com/watch?v=g5W7mfOvqmU&feature=share

Documentário: Pro dia nascer feliz. ENVIADO DIA 08/11/2014 AS 18:26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com