TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme - Entre os muros da escola e Pro dia nascer Feliz

Por:   •  9/8/2017  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 4

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS - IFCS

Aluna: Luana de Souza Barros Costa

Disciplina: Política Brasileira Contemporânea

Resenha dos filmes “Entre os Muros da Escola” e “Pro dia Nascer Feliz”:

Os filmes Entre os Muros da Escola e Pro dia nascer feliz abordam um mesmo tema, em localidades diferentes, mas problemas semelhantes. Ambos retratam o que seria a realidade dentro da escola, um na França e o outro no Brasil. Constatamos que apesar de países diferentes, enfrentam problemas semelhantes em relação a escola, problemas estes desde estruturais até na relação professor-aluno.

O filme francês, Entre os Muros da Escola, se debruça acerca das mais diversas situações vividas na escola pública francesa, mostrando as relações entre os personagens em vários momentos, desde a sala de aula até em momentos de reunião com pais ou conselho escolar. Já no primeiro momento do filme, professores veteranos ao se apresentarem aos novos professores, evidenciam pontos importantes da relação professor-aluno, isso porque fica explícito o desgaste emocional, desejando que os professores mais novos tenham “muita coragem” ou em forma de desabafo, quando um dos professores xingam os alunos.

O personagem principal do filme é o professor François que traça uma meta de além de ensinar o francês para aquela turma tão heterogênea, fazer com que os alunos se comportem de forma homogênea, uma tarefa bem difícil dada a multiplicidade cultural daqueles alunos. Fato que o faz se descontrolar e insultar uma das alunas, a Khoumba, uma aluna negra. Vale ressaltar que essa escola está imbuída não só de problemas inerentes a escola, mas com a problemática da imigração.

O filme, também, mostra o descontrole por parte dos professores, causados por um desgaste emocional, piorando a relação professor-aluno. Entretanto, o que o filme mostra é o fato de que a crise nessa relação e todos os atritos no interior da escola são ocasionados, em grande parte, pelas péssimas condições de trabalho que os professores enfrentam, afetando a saúde mental dos mesmos. Outra questão é a desigualdade social aos quais os alunos são vítimas, fazendo com que os mesmos desacreditem da escola e da formação.

Além disso, a falta de uma postura democrática tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores, acentua o distanciamento e os problemas de relacionamentos entre os alunos e professores. Isso fica claro na divisão comportamental dos alunos, dividindo entre melhores e piores alunos. Há até uma tentativa de aproximação pelo menos entre a instituição e família, aluno e professor, mas o foco sempre é o debate sobre comportamento dos alunos em sala.

Já o filme Pro dia Nascer Feliz nos mostra a realidade da educação brasileira e retrata problemas bem semelhantes aos dos franceses. Escolas sem estrutura, professores desvalorizados, jovens pouco interessados no ensino além dos abismos entre classes sociais, fato que exacerba os problemas. Vale ressaltar o documentário apresenta os problemas enfrentados em todo o território nacional, não sendo algo específico de uma região, fato evidenciado no momento em que mostram escolas de diferentes estados.

A primeira escola apresentada no filme fica em Pernambuco, onde conhecemos as jovens Valeria e Clécia, ambas, mesmo com bastante dificuldades, não perdem o interesse em aprender. A escola em que estudam é longe e o ônibus que as buscam quebra com frequência dada a precariedade do veículo. Além de toda a dificuldade só para chegarem na escola, muitas vezes são dispensadas por falta de professor e acabam perdendo o dia. Outro fato extremamente complicado é a falta de crença que os professores tem com seus alunos, isto é evidenciado pelo fato de Valéria gostar muito de poesias em um local onde poucos se interessam e acaba recebendo notas baixas na redação pelo fato dos professores não acreditarem que foi ela quem escreveu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com