TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha “Racismo no Brasil: tentativas de disfarce de uma violência explícita”

Por:   •  27/8/2016  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  2.879 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha “Racismo no Brasil: tentativas de disfarce de uma violência explícita”

O Racismo ainda está presente em nossa sociedade, e a única forma de combatê-lo é reconhecendo que há um problema o qual deve ser solucionado.  A abolição da escravidão no Brasil foi um processo lento, sendo que os negros não foram inseridos na sociedade como era o esperado.  Foi necessário repensar o homem brasileiro e coube aos cientistas da época fazer essa reflexão. Estes acreditavam que a implantação de dois códigos penais brasileiros era o plano ideal, já que as diferenças raciais levam a diferenças comportamentais e morais, a igualdade de direitos e deveres era simplesmente utópica.

Em Africanos no Brasil, o autor trata da influência do negro na constituição brasileira, a natureza dos povos de origem africana e sua capacidade de evolução.  Ao citar a questão da inferioridade do negro tenta mostrar um lado esperançoso, em que há a possibilidade de civilização dessas pessoas, no entanto é explícito o preconceito presente em seus textos. Ainda cita que a civilização alcançada pelos negros não será a mesma da raça branca, sendo que os negros possuem sim a mesma capacidade de um branco de estar incluso na sociedade, com as mesmas oportunidades pode alcançar lugares altos, pois a capacidade intelectual de um ser humano não está na cor da sua pele.  Quando sua indignação já chegou ao limite, o escritor utiliza de dados científicos para explicar a inferioridade do negro, realmente com pessoas como esse autor compondo o nosso passado de estudiosos é mais fácil compreender a decadência em que o país vive hoje.  

Ao finalizar o texto cita outros autores que acreditam na democracia racial brasileira, como se estes negassem o preconceito existente simplesmente por ter fé em um Brasil melhor. Para lutar contra o preconceito racial é necessário que ele seja mostrado, mas não ampliado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com