TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Sustentabilidade

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAPÁ

RUTH SARAIVA SILVA DE ALMEIDA

ORLANDO MOREIRA DA SIVA NETO

RESENHA

MACAPÁ-AP

2012

RUTH SARAIVA SILVA DE ALMEIDA

ORLANDO MOREIRA DA SILVA NETO

RESENHA

Trabalho apresentado á disciplina de Ecodesign do curso de Tecnologia em Design da Universidade Estadual do Amapá, sob a orientação da Profª. Laiza Ravena Medeiros e Medeiros.

MACAPÁ-AP

2012

MACEDO, Fernanda Busnardo e Cia. Sustentabilidade como requisito de design. Paraná, 2006.

Fernanda Busnardo Macedo, graduado na Universidade Federal do Paraná - UTFPR, no curso de tec. em Móveis.

        

        Segundo os autores a sustentabilidade tem o objetivo de conservar os recursos naturais para que eles estejam disponíveis para os homens no futuro. E o design tem essa oportunidade de projetar os produtos pensando em sustentabilidade, pois ele faz parte integral do planejamento dos produtos do ciclo de vida que são a pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. Em todos esses ciclos o design pode pensar em uma melhor forma de produzir utilizando a sustentabilidade.

        Essa necessidade de usar a sustentabilidade veio da observação da escassez de matérias primas e do excesso de lixo já existente, e se percebeu que se continuar nesse ritmo que está não haverá mais matérias primas e muito menos espaço para o lixo produzido por todos. Segundo Almeida 2002, na natureza todo material que se decompõe e reutilizado para alimentação de outro ser assim tudo é reciclado.

        Todos os elementos do ciclo de vida estão interligados um dará conseqüência ao outro, ou seja, a distribuição, o uso, a função, o descarte vai depender do projeto e da matéria prima utilizada, pois só depois de definida que ela poderá definir outras alternativas de reuso ou reciclagem do produto.

        Foram designados vários livros com o intuito de chegar ao material a ser utilizado para a construção dos móveis e professores especializados na área florestal e meio ambiente para avaliar a qualidade do objeto escolhido.

        Os pesquisadores pessoalmente entrevistaram e gravaram as conversas dos especialistas os professores Márcio Pereira da Rocha, Alessandro Camargo Ângelo, Carlos Roberto Sanqueta, entre outros.

        Os três aqui especificados defenderam com veemência a madeira Bracatinga.

        Professor Marcio da Rocha, diz que “da madeira se retira material combustível sólido (lenha, carvão) e tira-se liquido (etanol, metanol), faz-se gás e ainda gera energia elétrica. As cinzas voltam para a floresta que é reciclagem de nutrientes”.

        Já o professor Alessandro Ângelo diz que a bracantinga é a madeira do futuro, pois a mesma desenvolve-se bem na região sul (onde foi feita a pesquisa), não precisa de manejo excessivo e é uma madeira sustentável por ser rapidamente renovada e cresce muito bem nos arredores de Curitiba-PR (e não somente na Amazônia, como a maioria).

        A defesa do professor Carlos Sanqueta alega que, bracatinga é uma bela matéria-prima para a confecção de mobiliário domestico, o melhor de tudo é que esse é um tipo nativo, diferente de outras, como pinho e eucalipto. Foi mais além ao afirmar que a Bracatinga ajuda no cultivo de outras espécies de plantas, pois fixa nitrogênio no solo, seqüestra carbono e é uma leguminosa com potencial de nutrientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com