TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Projeto Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  3/3/2018  •  Resenha  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

        

A natureza faz parte do nosso cotidiano. O ar que respiramos, a terra em que pisamos, a água que bebemos são recursos que fazem parte do nosso dia a dia e são indispensáveis para a nossa sobrevivência. Contudo, será que devolvemos ao meio ambiente tudo o que retiramos dele?

É disso que trata a sustentabilidade: o equilíbro entre o que usamos da natureza e o que damos em troca. Este conceito também é ampliado para o equilíbrio nas relações sociais, a fim de evitar a exploração humana.

Sabemos que este equilíbrio, na maioria das vezes, fica prejudicado, considerando que a exploração geralmente é maior que a preservação.

E você, já possui uma atitude sustentável em seu dia a dia? O que está fazendo para contribuir com a preservação do nosso planeta?

[pic 7]

Que tal uma inspiração? Acesse o link https://goo.gl/UekQER e conheça o projeto de redução do volume de impressão de papel, implantado pelo Grupo LRP, em 2013.

Chegou a hora de colocar a mão na massa! A partir de agora, você desenvolverá um pré-projeto sustentável. Não é obrigatório colocá-lo em prática, mas todas as suas etapas e propostas de melhoria devem ser justificadas de forma coesa e consistente, de acordo com o que foi estudado.

Para planejar seu pré-projeto, siga os passos a seguir:

  1.  ESCOLHA DO AMBIENTE

Pense na empresa em que você trabalha ou conhece, ou ainda, em algum ambiente que necessite de melhorias, como a praça do seu bairro, uma escola próxima à sua casa etc.

  1. LEVANTAMENTO DO PROBLEMA

De acordo com o ambiente escolhido, investigue e apresente apenas uma situação que necessita de melhorias. Por exemplo, colaboradores de uma empresa que utilizam copos plásticos para tomar café. Lembre-se de justificar a sua escolha!

  1. TEMPO ESTIMADO

Para a implantação de um projeto é necessário estimar seu tempo de desenvolvimento. Considere dividir o tempo de seu projeto em duas etapas:

  • quanto tempo você levará para planejar seu projeto?
  • em quanto tempo você colocará seu projeto em prática?

Lembre-se que, dependendo da complexidade das ações, um projeto pode durar meses!

  1. AÇÕES DE MELHORIA/APLICAÇÃO À REALIDADE

Ao definir qual situação necessita de melhorias, é hora de propor mudanças! Sugira, pelo menos, dez ações que podem transformar a situação que você apresentou inicialmente e gerar benefícios. Nessa etapa, utilize as teorias estudadas na disciplina para justificar as ações propostas explicando de que forma podem melhorar o dia a dia do ambiente escolhido. Você pode fazer um plano de divulgação de suas ações sustentáveis. Use a criatividade!

Para ajudá-lo (a) a desenvolver esta etapa, além de ilustrar e justificar melhor suas respostas, você poderá:

  • fazer pesquisas;
  • utilizar imagens;
  • vídeos;
  • tabelas;
  • gráficos, entre outros recursos.

  1. POSSÍVEIS RESULTADOS E BENEFÍCIOS

Você já planejou as ações, mas quais resultados espera receber após a implantação de seu pré-projeto? Descreva atitudes e comportamentos que podem ser transformados e quais os benefícios proporcionados pela sua atitude consciente.

  1. CONCLUSÃO

Hora da reflexão! A conclusão consiste em expor sua experiência e conclusões durante a realização deste pré-projeto.

Uma dica é pensar na importância de desenvolver ações cotidianas para transformar nosso meio ambiente e como a responsabilidade social pode melhorar nossa relação com a natureza e com a sociedade.

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

É um elemento obrigatório que consiste na relação das obras consultadas e citadas no texto, de maneira que permita a identificação individual de cada uma delas.

As referências devem ser organizadas conforme aparecem no texto, utilizando o sistema numérico de chamada, entre colchetes, como [1], ou em ordem alfabética.

Modelo de referência:

SOBRENOME, Inicial do prenome. Título: subtítulo. Edição. Local: Editora, data.

Exemplos:

MOTTA, R. S. da. Manual para valoração econômica de recursos ambientais. Rio de Janeiro: IPEA/MMA/PNUD/CNPq, 1997.

PAULA, J. A. de (coord.). Biodiversidade, população e economia: uma região de mata atlântica. Belo Horizonte: UFMG/ Cedeplar; ECMXC; PADCT/CIAMB, 1997.

Indicação de links:

Banco de imagens. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2017.

Agora é com você. Bons estudos!

[pic 8]

IMPLEMENTAÇÃO DE COLETA SELETIVA PORTA A PORTA

RELATÓRIO DE ESTUDO DE CASO

NOME

RA

NOTA

Leandro Schults Schenfeld

3757226

Praia Grande/SP

Data do relatório 02/03/2018

  1. ESCOLHA DO AMBIENTE

            Dentre as cidades que compõem a Baixada Santista, Praia Grande é o município que mais cresce atualmente e por este motivo torna-se necessária a implementação de novas soluções, sustentáveis e realmente eficazes no que diz respeito à seleção de resíduos sólidos uma vez que o aterro sanitário Sítio das Neves[1], principal da região e  localizado na área continental de Santos, tem vida útil até meados de 2019.

  1. LEVANTAMENTO DO PROBLEMA

            Embora muitas iniciativas tenham sido adotadas nos últimos anos por parte de empresas privadas e governos com relação a coleta seletiva de resíduos, os reais resultados estão longe dos que podemos observar, por exemplo, em países europeus. Para que possamos atingir resultados eficazes é preciso antes de tudo tomarmos consciência que a seleção correta dos resíduos é um problema de todos. Produzimos cada vez mais resíduos, com notável disperdício de dinheiro. Conduzir resíduos para aterros gera um custo alto para os cofres públicos e principalmente pesadas consequências ao meio ambiente. Devemos nos conscientizar sobre a destinação adequada dos recursos provenientes de uma seleção correta dos resíduos por nós produzidos, de forma a gerar renda e menos danos à natureza, destinando tais materiais rumo à reutilização e reciclagem. Pensando nisso, é necessária a implementação imediata de um modelo de “Coleta seletiva Porta a Porta”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (441.6 Kb)   docx (480.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com