TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Voce não Cnhece Jack

Exames: Resenha Voce não Cnhece Jack. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  4.407 Visualizações

Página 1 de 3

Você não conhece o Jack?

O filme você não conhece o Jack, aborda um tema polêmico, a eutanásia, e como todo tema polêmico é alimentado por debates críticos onde há sempre duas cabeças pensantes, uma aprovando o ato, levando sempre para o teor cientifico e outra completamente diferente sempre centrado no lado religioso da questão. Retratando uma história verídica, Jack Kerkovian, ou simplesmente Dr. Morte. Conhecido por lutar pelo direito do suicídio assistido, para que o paciente terminal possa escolher o final de sua própria vida, Jack inventou a "máquina do suicídio" que permitia ao paciente dar um fim ao que ele denominava de o próprio “sofrimento".

O filme não tenta explorar seu personagem como um assassino ou um ser desprezível, mas sim como uma pessoa humana, que de uma forma "caótica" queria ajudar. Sempre expondo o lado crítico e o solidário da situação, o que lhe permite analisar com mais cuidado essa complexa história. Kervokian auxiliou mais de 130 pacientes em casos terminais, estes pacientes vão atrás de Jack e este procura saber os motivos para que tal ato seja consumado e agindo sobre uma ética ele só auxilia aqueles que realmente tem a necessidade da eutanásia, pessoas com baixa auto-estima é excluída do processo e lhe é oferecido outro tipo de auxilio.

Após dispensar seu advogado e começar a praticar ele mesmo a eutanásia Jack Kervokian é condenado a prisão onde passa vários anos sendo finalmente liberado em 2007. Como forte critica a esse tema, temos o clero, que defende o direito a vida e a proibição de qualquer forma possível de eutanásia. No passar dos séculos, religiosos colocaram suas opiniões sobre o assunto. No Brasil, o tema não ficou de fora das rodas politicas e juntamente com o aborto foi palco de muitas brigas e discussões sobre oque seria certo ou errado. Dessa forma surgiu como previsto a um bom tempo a reforma do novo código penal, onde é pretendido colocar um artigo onde haverá uma brecha para realização de uma forma de “eutanásia legalizada”.

Ao lidarmos com o tema eutanásia temos que cuidar de três aspectos ética, moral e qualidade de vida. Até que ponto a moral pode atingir a ética? e até que ponto é aceitável a ética retirar a possibilidade de uma melhor qualidade de vida de pacientes, mesmo que esta qualidade de vida signifique uma melhor qualidade de morte? Ao analisarmos a questão moral devemos perceber que essa se dá por características que vão além do individuo, é um instrumento gerado a partir de subjetividades impregnadas no imaginário coletivo. A moral vem de dizer o que pode ser feito sem dano social e o que não pode ser feito, ajustando assim as pessoas as regras sociais. Vemos a moral em muitos meios da sociedade, vemos na religião, nas telenovelas e também nas leis.

A ética parte da moral da sociedade para se estabelecer, porem vemos aqui uma inserção de ideias cientificas, na ética existe uma moral mais cientificista. Não podemos pensar em construir algum preceito sem passar antes por uma moral assim como também não podemos construir uma ciência sem ética. A ética é quem mantém estável o progresso cientifico sem ferir a dignidade humana ou sem abusar dos mais diversos elementos da natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com