TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O quarto de Jack

Por:   •  13/5/2017  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho leva em consideração o filme “O Quarto de Jack” (Room), de 2015, dirigido por Lenny Abrahamson, que foi exibido no projeto Cinema com Psicologia, dia 21 de novembro de 2016, na ULBRA Cachoeira do Sul.

O filme relata a história de uma mãe (Joy) e seu filho (Jack), que viviam há mais de 5 anos presos em um quarto minúsculo, sozinhos. Joy foi sequestrada aos 17 anos de idade, sendo mantida em cativeiro no galpão do quintal da casa de seu sequestrador, que a molestava diariamente, e Jack foi o fruto desse abuso.

2. DESENVOLVIMENTO

O filme aborda o relacionamento entre Joy e seu filho, trancada em um quarto sem janelas, apenas com uma claraboia, e uma porta que só podia ser aberta com uma senha - que apenas seu sequestrador sabia - Joy luta para criar Jack como uma criança normal, na esperança de que um dia consiga ter contato com o mundo externo novamente.

Após falhas tentativas, Joy resolve planejar uma fuga para seu filho. Mas, antes disso, ela precisa explicar ao menino que todo o mundo que ele achava que não existia, na verdade era real. Percebe-se uma negação por Jack logo no início, quando sua mãe conta que o mundo é muito mais do que apenas aquele quarto em que eles vivem desde que Jack nasceu. A fuga dá certo, Joy é resgatada e levada de volta para a casa de seus pais, com Jack.

Depois de tantos anos sem contato com sua família e o mundo externo, Joy tem dificuldades ao voltar para sua antiga vida, e acaba passando por um estresse pós-traumático, que a leva a depressão e a uma tentativa de suicídio. Jack também não se adapta à nova vida logo de início, querendo até voltar a viver no quarto onde estavam presos.

Quando Joy volta do hospital após sua tentativa de suicídio, ela se recupera com o apoio do filho e da família, e até aceita o pedido de Jack de ir visitar o antigo quarto em que viviam presos. Ao chegar lá, Jack acha o quarto menor, porque as coisas não estavam mais ali. E os dois se despedem do quarto.

O debate ocorrido logo após a exibição do filme teve observações colocadas por estudantes do curso de psicologia, cada um colocando em vista seu entendimento e considerações sobre o filme, tais quais como as preocupações de Joy com Jack, o fato dela ter mentido sobre o mundo dizendo que tudo era mágica, a culpa que Joy joga em sua mãe, entre outras coisas.

3. DISCUSSÃO

Pode-se perceber, no decorrer do filme, uma correlação com o “Mito da Caverna”, de Platão.

“Esse mito diz respeito a prisioneiros que, desde seu nascimento, encontram-se acorrentados no interior de uma caverna. Os prisioneiros estão dispostos de tal modo que seu ângulo de visão alcança somente a parede logo à sua frente. A caverna é iluminada por uma fogueira, sendo que as sombras dos objetos que passam em frente às chamas são projetadas diretamente na parede ao alcance da visão dos prisioneiros. Logo, para os prisioneiros, a realidade se trata apenas das figuras de animais, pessoas e objetos que conseguiam ver, sendo que, na verdade não se passavam de uma mera projeção. Imaginemos que, certo dia, um dos homens seja forçado a sair da caverna. Certamente, a primeira coisa que ele notaria ao ser desacorrentado e pudesse ter outros ângulos de visão, é que passou a vida toda julgando sombras projetadas e não a realidade tal qual ela é cheia de cores e formas multidimensionais. Pensemos então que esse mesmo homem seja levado para fora da caverna. Imediatamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com