TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Obra: Freire, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 9

RESENHA CRÍTICA - OBRAS DE PAULO FREIRE

DISCIPLINA: PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR

PROFESSORES: HELI SABINO E DÉBORA MARIZ

ALUNA:

MAT.:

Resenha da obra: Freire, Paulo, 1921. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São  Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. Coleção polêmicas do nosso tempo; 4.

1. RESUMO DA OBRA

        O livro A importância do ato de ler: em três artigos que se completam de Paulo Freire e foram apresentados durante uma palestra e traz uma abordagem à importância do ato de ler e relata aspectos sobre a relação da biblioteca popular com a alfabetização de adultos em uma experiência na República Democrática de São Tomé e Príncipe.

        Este trabalho de Paulo Freire, reafirma sua compreensão do significado da educação no contexto da existência social e individual dos homens. Sua obra dedica-se a questão da importância da leitura, seu entendimento crítico da alfabetização e relato de suas experiências neste ramo e do papel de uma biblioteca popular.

        Neste texto Paulo Freire justifica o tema afirmando que a leitura da palavra é sempre precedida da leitura de mundo. E aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto que aproxima a linguagem da realidade.

        Buscando a compreensão do seu ato de ler, Paulo Freire afirma que este veio da sua experiência existencial. O leitura de mundo precedeu a leitura da palavra. A medida que vai retomando sua infância, Freire percebe que os textos, as palavras e as letras daquele contexto se interpretavam em coisas, objetos e sinais que cuja compreensão se dava através destes e na relação com seus pais e irmãos mais velhos.

        Os textos, as palavras e as letras se interpretavam através do de toda natureza que o rodeava em sua infância, desde o canto do pássaros até a cor da manga-espada, nas circunstâncias em o autor ainda não lia a palavra.

        A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo. Paulo Freire descreve que foi alfabetizado no chão do quintal de sua casa, e em seguida estudou numa escolhinha particular com a saudosa professora Eunice que não deixou que a leitura de mundo se rompesse.

        A ato que ler também pode ser compreendido por Paulo Freire em sua experiência da infância no curso ginasial, onde experimentou a percepção crítica dos textos que lia em sala de aula junto com seu professor de língua portuguesa.

        Mais tarde também como professor de português viveu a experiência do ato de ler e escrever também com alunos do curso ginasial. A regência verbal, a sintaxe de concordância, a crase e os pronomes, eram propostos aos alunos de forma que despertasse a curiosidade. Sem a memorização mecânica, mas aprendiam a significação profunda da palavra, da frase ou sentença.

        Paulo Freire faz uma crítica à compreensão errônea do ato de ler, enquanto professores, insistindo que os alunos devorem extensas bibliografias ao invés de serem lidas e estudadas.  

        Seguindo a ideia que compreender o ato de ler através da sua experiência existencial da infância, adolescência e mocidade, Paulo Freire termina o primeiro capítulo do livro revendo alguns aspectos da proposta que fez no campo da alfabetização de adultos.

        Paulo Freire inicia dizendo que vê a alfabetização de adultos como um ato político e de conhecimento e por esta razão um ato criador. O educador não pode anular a sua criatividade e sua responsabilidade na construção da linguagem e escrita e dessa leitura da linguagem. A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral.

        Referindo-se ainda ao ato de ler e agora a proposta da alfabetização de adultos, Freire volta enfatizar em sua obra que a leitura de mundo precede sempre a leitura da palavra. E ainda, que leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura de mundo mas por uma certa forma de escrevê-lo e reescrevê-lo, quer dizer, de transformá-lo através da nossa prática consciente.                 

        Por fim, e ainda sobre a alfabetização de adultos o texto insiste em descrever que as palavras utilizadas neste processo deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, seus anseios, suas inquietações, suas reivindicações e sonhos. A alfabetização deveria vir carregada da significação da sua experiência existencial.

        A Alfabetização de adultos e bibliotecas populares é outro capítulo interessante deste livro. Paulo Freire inicia o texto afirmando que falar de alfabetização de adultos e de bibliotecas populares é falar de do problema da leitura e da escrita.  Enfatiza que a compreensão crítica da alfabetização , que envolve a compreensão da leitura também demanda a compreensão da biblioteca.

        Prossegue dizendo que do ponto de vista crítico é impossível negar a essência da política do processo educativo quanto a o caráter educativo do ato político. Logo é impossível uma educação neutra que de um lado está a humanidade e de outro lado uma prática política vazia de significados educativos. Reafirma que é impossível separar educação e política.

        Freire chama atenção neste capítulo para os educadores que apregoam um discurso democrático incoerente com a prática. Logo o tem que se fazer é clarificar a opção política e ser coerente com ela na prática.

        Outro aspecto importante abordado por Paulo Freire com relação a alfabetização é o reconhecimento de que nós educadores não estamos só no mundo. Reconhecer que cada um de nós é um ser no mundo, com o mundo e com os outros, com direito de escutar e ser escutado.

        Paulo Freire afirma que temos que respeitar os níveis de compreensão que os educandos estão tendo de sua própria realidade, sem impor a nossa compreensão. Educadores autoritários negam a solidariedade entre o ato de educar e o ato de serem educados pelos educandos; só eles separam o ato de ensinar do de aprender de tal modo que ensina quem supõe que sabe e aprende quem é tido como quem nada sabe.

        A partir de análises feitas por Paulo Freire do ponto de vista crítica e democrático com relação da alfabetização, o mesmo conclui que o alfabetizando, e não analfabeto, se insere num processo criador de que ele também é sujeito. O comando da leitura e da escrita se dá a partir de palavras e temas relevantes à experiência dos alfabetizandos e não àquelas ligadas ao educador.

        Se antes a transformação social era entendida de forma simplista, fazendo-se com a mudança, primeiro das consciências, como se fosse a consciência de fato, a transformadora do real, agora a transformação social é percebida como um processo histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com