TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Obra de Paulo Freire

Por:   •  11/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO DE EXTENSÃO

TEMA: Memorial Paulo Freire

TÍTULO: Vida e Obra de Paulo Freire

Justificativa:

O presente trabalho tem a como finalidade homenagear Paulo Freire pelos 20 anos de sua morte, que faleceu em 1997, aos 76 anos de enfarte, em São Paulo. Nesse trabalho será apresentado um pouco de sua vida e sua obra, na qual estará exposto em Flip Shart nos corredores da faculdade UEMG – Cláudio-MG, NO DIA 27\05\2017, e tem o objetivo de compreender teoricamente as estratégias metodológicas de ensino de Paulo Freire e conhecer sua Obra Pedagogia da Autonomia.

Delimitação do tema:

Pesquisas apontam que os anos 50 foram marcados pelo surgimento diferente de alfabetizar do educador Paulo Freire e dos círculos populares de cultura, fatos que proporcionaram a sistematização de um ideário e de experiências que conhecemos nos dias atuais por educação popular. Assim influenciou a década de 60 movimentos populares de todas as ordens que tinham como relevância a valorização do diálogo e a interação como fundamentos necessários para garantir a libertação do educando e o direito a educação básica. Freire via a educação em duplo plano instrumental, capaz de preparar técnicas e cientificamente a população para o mercado de trabalho, e que atendesse as necessidades concretas da sociedade, para isto elaborou uma proposta conscientizadora de alfabetização de adultos, cujo princípio básico era a leitura do mundo e as experiências do educando, desta forma sua proposta de alfabetização partia da realidade de vida do aluno para o aprendizado da técnica de ler e escrever. O método Paulo Freire chamava a atenção dos educadores e políticos da época, pois seu método acelerava o processo de alfabetização de adultos e tinha como ponto fundamental as palavras geradoras.

Objetivos:

Geral:

- Apresentar aos demais, aos outros alunos e visitante quem foi Paulo Freire, qual seu pensamento sobre educação e apresentar os pontos crucias do livro Pedagogia da Autonomia.

Específicos:

- Tem como objetivo homenagear Paulo Freire pelos 20 de morte.

- A homenagem será feita por meio de um Flip Shart, demonstrando a vida e obra do autor e pedagogo.

- Ficará exposto na faculdade no dia 27-05-2017.

Metodologia:

Este estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica, ou seja, um estudo de fontes secundárias sobre o tema “Vida e Obra de Paulo Freire”, com o objetivo de apresentar um pouco de sua vida e algumas obras dele. Em relação ao método de estudo o presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica.

Buscando analisar a temática proposta, este trabalho será pautado na investigação a respeito do tema proposto. De forma a atingir a maior veracidade possível no processo de conhecimento da problemática a ser estudada, o trabalho examinará com um olhar bibliográfico situações referentes ao objeto estudado que no caso desta analise trata-se da vida e obra do autor. O estudo visa abordar o livro Pedagogia da Autonomia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com