TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Obra de Paulo Freire

Por:   •  2/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Paulo Freire: a prática de seus projetos

Ana Lais Cassiano Fernandes – RA: C37740-6

Gabriela Novais de Almeida – RA: C15890-9

Gabriela Rezende Marques – RA: C0092D-4

Lais Rufatto de Oliveira – RA: B930AJ-9

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2015

1. JUSTIFICATIVA_______________________________________        

Paulo Freire foi um dos mais importantes teóricos brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas ideias de alfabetização. Nos deixou muito conhecimento, ensinando que o professor deve tratar seus aprendizes como iguais, pois sempre temos muito o que aprender com o outro.

A abrangência de pesquisa será a cidade de São Paulo. Utilizaremos as informações recebidas através da visita ao Instituto Paulo Freire, onde constataremos a quantidade de escolas que pediram o suporte do Instituto para aplicação dos métodos Freireanos.

Este projeto está sendo elaborado com a intenção de destacar onde e como o conhecimento deixado por Paulo Freire está sendo aplicado, qual a importância da utilização das técnicas elaboradas por Freire para as instituições de ensino, e quais as mudanças positivas que ocorreram depois da implantação dessas técnicas.

        A educação brasileira encontra-se imersa em uma crise extremamente profunda. Este trabalho não pretende adentrar nos aspectos econômicos, físicos, ou sociais que se relacionam a ela, mas sim no que se relaciona ao eixo didático, que faz com que a forma em que se aplica o conhecimento não seja a ideal para a estruturação de esquemas na aprendizagem da criança.

        Muito se passou desde a elaboração dos métodos tradicionais até a identificação de outras formas de construção de conhecimento. Porém, o método tradicional insistentemente assombra nosso ensino até os dias de hoje, como vestígio de radiação impregnada por anos a fio na mentalidade docente.

        Muitas hipóteses podem ser levantadas a partir do tema proposto, como a falta de interesse do professor em modificar sua didática, a insatisfação com as politicas de ensino, assim como o retorno financeiro que se tem, o desinteresse do setor publico em investir em treinamento e material para o ensino.  Todas estas suposições possuem duas vertentes que são pessoais (docentes) e politicas (governamentais).

Este Projeto tem como objetivo analisar como utilizar o método freireano para transpor a dificuldade de ensinar encontrada no âmago do educador, como consequências da imposição de métodos tradicionais.

Avaliar e compreender como a utilização de treinamentos específicos para modificar o pensamento tradicionalista enraizado, o fornecimento de material rico para ampliação as possibilidades de transmissão das informações e a implantação de tecnologias nas escolas para auxiliar pesquisa de docentes e discentes podem modificar o resultado do ensino falido que é encontrado nos dias atuais.

2. SITUAÇÃO PROBLEMA________________________________

        O método de alfabetização de Paulo Freire, por mais que se mostre eficaz quando apresentados em seus livros e estudos, ou até em suas biografias, dificilmente é encontrado em escolas de rede pública.

        O maior problema encontrado em nossas pesquisas foi justamente a falta de relatos atuais de experiências feitas com o método de Freire. Por mais que se estude muito a vida de Paulo Freire, o uso das famosas cartilhas na alfabetização ainda toma conta do território educacional.

        Pela falta de relatos atuais sobre a pratica freireana, nosso trabalho é baseado no Instituto Paulo Freire, onde destaca-se e ainda se vive o método de alfabetização de jovens e adultos que ele criou.

        Nosso desafio será trazer o maior número de informações, entrevistas e relatos a respeito disso. Será gratificante trazer por meio desta uma das obras do grande educador Paulo Reglus Neves Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com