TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro Quem Mexeu no Meu Queijo

Por:   •  30/11/2015  •  Resenha  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR-ISES 

FACULDADE SUMARÉ 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRABALHO DE FUNDAMENTOS DE RECURSOS HUMANOS

LIVRO QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO

 

 

 

Juliana Cruz Isidoro da Silva RA 1524747  

 

 

São Paulo 

2015 

Introdução

O livro Quem mexeu no meu queijo tem nos mostra os desafios que encontramos ao longo de nossas vidas, pois através dele percebemos que a vida está em constante transformação. E por isso devemos estar preparados e atentos para que não sejamos pegos de “surpresa”.  E mostra que devemos ter resiliência para que rapidamente nos adequar a essas mudanças seja na vida pessoal e/ou profissional. Irei apresentar como conseguimos aplicar essa parábola nas quatro disciplinas do curso de Gestão em Recursos Humanos nas  matérias Fundamentos de Recursos Humanos, Fundamentos de Administração, Contabilidade e Matemática Financeira.

Fundamentos de Recursos Humanos

        Como o próprio nome da matéria diz Recursos Humanos, fica claro que iremos trabalhar com pessoas. E o livro apresenta quatros personagens de perfis totalmente diferentes, que representa as diversas características de pessoas que iremos encontrar ao longo de nossas vidas. E nos como gestores devemos saber lidar com elas. Temos o rato Sniff que se mostra atento e consegue rapidamente perceber as mudanças. Trazendo para os dias atuais, é aquele colaborador que está atendo asa mudanças do mercado e com isso começa a pensar no que pode acontecer se ele não estiver preparado. O rato Scurry é o pro ativo, que sai realizando as atividades ou seja começa a fazer sem que alguém peça é o que tem atitude. O duende Hum é o resistente, não aceita mudanças é aquele que quando sai da sua zona de conforto se sente inseguro, ou seja, se sente incapaz de fazer o novo acreditando que o pior esta por vir. Duende Haw é o flexível consegue se adaptar rapidamente a nova realidade é o que chamamos de otimista, aquele que acredita que as mudanças sempre podem levar para algo melhor.

        Isso retrata bem a vida de um gestor que deverá saber lidar com esses quatro perfis diferentes sempre da melhor maneira possível, pois dentre os quatros todos tem qualidades que devem ser agregados dentro da companhia, pois até o pessimista tem sua contribuição pois por ter esse perfil sabemos que será cauteloso em tomar algumas atitudes. Da mesma forma que o pro ativo também temos que tomar cuidado pois por ter esse perfil de sempre querer tomar atitude, ele pode ter uma atitude precipitada. O ideal seria ter em uma única pessoa um mix das quatro qualidades mas como não é possível temos que trabalhar separadamente com esses perfis. Por isso que temos que ter uma visão macro do negócio para que consigamos sempre extrair o melhor das pessoas.

Fundamentos de Administração

        O administrador tem como função administrar todos os setores e no livro teria a função de dar as coordenadas tanto para os ratos quanto para os duendes fazendo com que eles se organizassem entre si, pois assim nenhum ficaria sobrecarregado. O administrador faria uma estratégia para solucionar esse problema. Pois com um perfil traçado pelo gestor de Recursos Humanos ele saberia qual orientação seria melhor visando o bem comum que é o queijo. Por isso que todas as áreas andam juntas nessa história conseguimos identificar como precisamos de um trabalho em conjunto o administrador entra com a estratégia e recursos humanos com a análise do perfil para que sejam designados de acordo com suas competências. Para que não haja frustração das partes ou seja exigido algo fora do perfil do candidato. Pois como sabemos o papel do administrador é Planejar pois quando ele percebesse que os queijos estavam acabando ele já teria traçado um plano de ação para que o queijo não chegasse ao fim. Organizar, pois como já havia traçado o plano de ação ele já teria em mente todo o processo e arrumaria o fluxo de pessoas e saberia o que seria necessário fazer para obter o resultado que era fazer com que o queijo não acabasse ou já saberia encontrar uma solução mais rápida quando o queijo acabasse. Dirigir pois sabendo o processo já saberia como dar a direção as pessoas. E por fim controlar não deixando que as pessoas comecem os queijos sem critérios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com