TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha:Book - Direção de modelos para fotógrafos.

Por:   •  31/3/2018  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha – Book | Direção de modelos para fotógrafos.

FACULDADE

Curso

Disciplina;

Obra: Book - Direção de modelos para fotógrafos - Capítulo I - PRINCÍPIOS BÁSICOS - Autor: Billy Pegam

Billly Pegram inicia o livro apresentando os princípios básicos, como o fotografo deve planejar as suas fotos, caso estas sejam com modelos, pois elas têm que expressar sentimentos e o fotografo precisa estar pronto para captura-los. Segundo Billy o livro irá preparar o fotografo para essa situação. Esse capítulo foi dividido em vários tópicos, cada um deles falando de um aspecto.

Ele acrescenta a seguir a importância de se inspirar em outros autores e imagens, e explica que não é plágio gostar e aprender com o trabalho dos outros, mas sim uma forma de reconhecimento. Mas ressalta que é importante buscar seus próprios conceitos e ideias, ser original e ter criatividade na hora de fotografar.

“Uma grande fonte de inspiração é o trabalho do fotografo que você admira”, é o que diz Billy Pegram (Book, pag. 25).

É importante também comunicar a modelo e a equipe do que foi decidido para o ensaio. Assim todos podem trabalhar visando o mesmo objetivo, agilizando e facilitando o serviço. Ele comenta que instruções claras e simples são sempre as melhores, já que elas ajudam, principalmente, quem sente desconforto na frente da câmera.

A importância da criação de um fluxo é clara no tópico seguinte, ao saber posicionar a modelo o fotografo consegue uma imagem com um bom fluxo. Ao olhar uma imagem nossos olhos correm da direita para a esquerda, é por isso que quando o ponto focal da imagem está na direita essa nos chama mais a atenção. A direção do olhar também contribui para um bom fluxo, segundo Pegram, então saber direcionar o olhar da modelo para conseguir a imagem desejada é muito importante. Algumas ferramentas são usadas para auxiliar na criação do fluxo, como as linhas retas e curvas. As linhas retas são usadas para representar mais força, mais seriedade e mais dentro da realidade; já as curvas são mais elegantes e suaves, sendo ideal para fotografas mulheres.

A partir de então falamos de composição. São várias as maneiras de compor uma foto, mas nesse caso Pegram nos apresenta a seguinte; as imagens seriam divindades em três colunas de três, e nas linhas da divisão seria o melhor local de posicionamento de objetos e pessoas, especialmente nas linhas superiores que dão mais destaque ao que é apresentado. Já na perspectiva Billy nos fala quais as melhores objetivas para trabalhar com especificas situações. E com relação a tonalidade e cor, ele nos fala de como uma coloração pode mudar o sentido e significado do que é apresentado na imagem, e como ela pode chamar mais a atenção e atrair o olhar do público. No último tópico é falado das poses, elas podem ajudar o olhar ser direcionado a uma determinada posição.

Como estudante de Fotografia Instrumental da faculdade Fadep, posso apenas concluir que o livro possui muito conhecimento técnico, que é explicado de maneira clara e objetiva em uma linguagem relativamente simples e de fácil compreensão. Acredito que o resto do livro deva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com