TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha(Resumo) de DIVERGENTE

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 5

Divergente

Após tantas guerras e disputas capazes de arrasar a Terra, as pessoas enfim perceberam que precisavam de uma nova organização de vida: um novo sistema, que permitisse que as pessoas vivessem agrupadas de acordo com seus ideais. Assim foram criadas as cinco facções da nova Chicago, onde cada uma delas trabalha em um setor diferente da cidade, ajudando em sua manutenção.

Os que achavam o altruísmo e a bondade as mais importantes virtudes, se uniram à Abnegação, e se tornaram os governantes da cidade.

Os que prezavam principalmente a sinceridade, a verdade e a justiça acima de tudo, se uniram à Franqueza, sendo responsabilizados pelo sistema judicial.

Os que acreditavam que o conhecimento era o princípio mais importante, se uniram à Erudição, e se tornaram os principais filósofos e professores.

Aqueles que apoiavam o companheirismo incondicional se uniram na Amizade, sendo responsáveis pelo cultivo e alimentação da cidade.

Os corajosos, que encaravam o destemor como uma filosofia de vida, formaram então a Audácia. Eles são os protetores e policiais de todos os habitantes.

E aqueles que não se encaixavam em qualquer uma delas, ou desertava, se tornava um facção, sendo excluídos e vivendo sob forte discriminação.

Para saber a qual das das facções o indivíduo é mais inclinado a integrar, ele é submetido a um teste psicológico, onde é induzido a sonhar através de uma aplicação medicamentosa, a qual chamam de "Soro de Simulação". Dentro dessa simulação, o indivíduo é obrigado a escolher entre diversas maneiras de resolução dos problemas a que são submetidos. Enquanto está adormecido, o aplicador do exame observa em uma tela as soluções que ele escolheu e, baseando-se nessas escolhas, o examinador anota as afinidades com cada Facção.

Entretanto, algumas pessoas deixaram de ter características de apenas uma das facções. E é assim que Beatrice Prior descobre não ter apenas características de sua facção tradicional, a Abnegação, mas também tem inclinação para Erudição e Audácia. Beatrice Prior é uma Divergente.

Não se sabe bem o que são os Divergentes, apenas que eles não são regidos por apenas uma das facções, tendo inclinação para várias outras, não podendo, então, ser controlados, o que os torna imprevisíveis e temidos.

Vendo a possibilidade de uma real escolha em sua vida, Beatrice Prior decide ser incorporada à Audácia, passando por rigoroso treinamento para descobrir quem e o que ela é exatamente, para descobrir seu lugar na sociedade em que vivem. Com a possibilidade de uma nova vida, na Audácia há a possibilidade de se escolher um novo nome, e Beatrice se torna Tris. É então que conhece seus verdadeiros amigos: Will e Cristina, e seu instrutor misterioso: Quatro.

Qualquer pessoa que ameace o sistema precisa ser eliminada, e Tris, como Divergente, não pode, de forma alguma, dar pistas sobre o que realmente é.

Quatro tem pistas sobre Tris ser Divergente e, devido esse fato, ambos se apaixonam e começam a construir um relacionamento. Quatro a auxilia a passar nos exames finais de integração à Abnegação, onde ela será novamente induzida a uma simulação e terá que enfrentar seus principais medos. Só que dessa vez, Tris será observada pela principal responsável pela facção Erudição: Jeanine Matthews.

Ao passo em que o relacionamento entre Tris e Quatro floresce, ela descobre que ele já pertenceu à Abnegação, sendo seu verdadeiro nome Tobias Eaton e filho de Marcus Eaton, que é o governante da facção e de toda a cidade, e que ele decidiu que seu novo nome seria Quatro por causa de sua simulação, chamada de Paisagem do Medo: Tobias tem apenas quatro medos.

Boatos se tornam cada vez mais evidentes entre a cidade, onde passam a questionar o altruísmo da Abnegação e a acusá-los de roubar recursos como alimentos e vestimentas. Um dos agravantes dessa situação acontece quando se torna público que Marcus é acusado de agressão à Tobias em sua infância (um trauma que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com